ST. PATRICK'S DAY: SAIBA TUDO SOBRE A DATA

YZG | Cultura

13

MAR

Já falamos por aqui algumas curiosidades sobre a cultura da Irlanda, mas é claro que esse país incrível e com uma história tão interessante não ia demorar para aparecer no nosso blog de novo. No dia 17 de março é comemorado o St. Patrick’s Day, o dia do padroeiro do povo irlandês e uma das datas mais importantes do ano no país. A celebração é uma das festas mais tradicionais da Irlanda, que recebe anualmente milhares de turistas prontos para entrar no espírito verde.

O que você sabe sobre o St. Patrick’s Day? Venha conhecer esse dia tão importante para a cultura da Irlanda e preparar a sua própria comemoração! Confira:

O que é

O St. Patrick’s Day ou Dia de São Patrício é uma data comemorativa com origem na Irlanda. Ela celebra o santo St. Patrick, padroeiro do país, conhecido por ter convertido a população irlandesa ao catolicismo. Existe a lenda de que ele teria “expulsado as cobras da Irlanda” ao evangelizar o seu povo; as “cobras” seriam, na realidade, uma referência às religiões não cristãs seguidas por parte da população na época.

É dito também que St. Patrick utilizava o trevo de três folhas, chamado de shamrock, para explicar aos fiéis sobre a Santíssima Trindade católica. A planta já era um símbolo de sorte vindo da antiga cultura celta e acabou tornando-se parte integral da cultura irlandesa e da celebração do dia de St. Patrick ao longo dos anos.

O famoso duende irlandês, o leprechaun, também é um símbolo tradicional da Irlanda desde o século XIV e já faz também parte das comemorações do St. Patrick’s Day, com a sua barba ruiva e roupas verdes reproduzidas em camisetas, pôsteres, bonecos e todo o tipo de objeto celebrativo. Acredita-se que os leprechauns trazem sorte por viverem no fim do arco-íris com um pote de ouro, mas são impossíveis de serem capturados. Se você conseguir encontrar e capturar algum, tem direito a três pedidos.

Como se comemora

A principal forma de se comemorar o St. Patrick’s Day é usando roupas e acessórios de cor verde. Acredita-se que a relação da data com o verde tenha origem na cor do trevo shamrock e na bandeira da Irlanda, já que o próprio St. Patrick é normalmente associado à cor azul.

Adereços com o shamrock também são bastante comuns, além pinturas faciais com a bandeira da Irlanda e barbas postiças de leprechaun. Diversos bares e restaurantes têm cardápios especiais na data, recebendo os clientes com muita cor verde em tudo que é servido.

Onde se comemora

Em toda a Irlanda, existem diversas paradas comemorativas do St. Patrick’s Day, com desfiles de música tradicional do país e muita festa na rua, semelhante aos dias de carnaval aqui no Brasil. Mas acontecem também celebrações em diversos países do mundo, principalmente nos que têm um histórico de imigração irlandesa. Entre eles estão os Estados Unidos, que abriga um dos principais desfiles de St. Patrick’s Day do mundo na cidade de Boston, Massachussets. Anualmente, a St. Patrick’s Day Parade de Boston chega a reunir entre 600 mil e 1 milhão de pessoas ao longo da festa.

Outros países que promovem celebrações anuais de St. Patrick’s Day são o Canadá, a Alemanha, a Inglaterra e a Argentina.

E aí, já começou a pensar em conhecer a Irlanda e o St. Patrick’s Day de perto? Se um intercâmbio é o que você está procurando, não perca a chance de juntar-se aos cidadãos do mundo! Aceite o Desafio Yázigi e deixe o idioma levar você para onde quiser. Inscreva-se no site e concorra a uma experiência internacional por mês.

Tweetar
Compartilhar
+1

Cursos Relacionados

©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning

Cadastre-se e ganhe uma aula grátis!