SERÁ QUE ESTAMOS FAZENDO O SUFICIENTE PELO MEIO AMBIENTE?

YZG | Cultura

27

AGO

Infelizmente estamos acompanhando as mudanças climáticas que estão acontecendo no nosso planeta. Os seres vivos estão sofrendo com todo o impacto negativo que o homem causa no meio ambiente e, por isso, a sociedade não deve só observar, mas buscar melhorias. É difícil pensar em como você, apenas uma pessoa, pode salvar o planeta, não é mesmo? É fundamental que as informações sobre preservação do meio ambiente e sustentabilidade façam parte da educação da população. 

Principalmente as crianças devem ser informadas sobre como reverter a situação degradante, por serem as que mais sofrerão com as consequências. Não é uma tarefa fácil, mas se todos forem incentivados e agirem juntos, mesmo com pequenos gestos, o resultado será relevante para o mundo e as futuras gerações! Reunimos atitudes que você pode começar a ter para ajudar o planeta. Confira!

Reduza o uso de plástico

Esse é um importante cenário que deve ser revertido por ter inúmeras consequências para a natureza, como a morte de animais marinhos por ingerirem partículas de plástico descartado nos oceanos, além da poluição das águas e dos solos. Muitas cidades no Brasil e no mundo já reduziram o consumo do plástico, realizando campanhas como a #Desencanudese, realizada em 2018 pelo Yázigi, para deixar o uso do canudo plástico no passado! Hoje em dia, existem canudos de papel, alumínio e até de macarrão!

A sacola plástica também tem sido abolida dos supermercados, onde vendem bolsas sustentáveis para você levar as suas compras. Outra dica é ter a sua própria garrafa de água ou um copo reutilizável para reduzir o uso de garrafas plásticas. Mesmo sendo recicláveis, cerca de 90% das garrafas de plástico acabam em aterros. Em setembro, as unidades Yázigi estarão colaborando com a reciclagem dos materiais com a campanha #MaisReciclagemMaisFuturo

Economize energia

Troque as lâmpadas da sua casa por modelos mais econômicos, desligue o computador, a televisão e não deixe as luzes acesas em lugares que não estão sendo utilizados. Busque ser mais eficiente nas tarefas domésticas, como acumular roupas para encher uma máquina antes de lavá-las ou não abrir a geladeira muitas vezes seguidas. Reduzir o tempo de banho, além de economizar água, também economiza energia elétrica. A dica é sempre evitar o consumo exagerado e usar os aparelhos elétricos apenas quando necessário.

Faça um dia vegetariano

Você sabia que para produzir meio quilo de carne são necessários 9,5 mil litros de água? E que cada hambúrguer de animais que pastam em áreas desmatadas causou a destruição de cinco metros quadrados de floresta? Por isso, esse é um ótimo caminho de colaborar com o meio ambiente e ter mais consciência sobre o consumo de determinados alimentos. 

Caso você não queira parar de comer carne definitivamente, tente deixar de consumir carne em um dia da semana; já será uma atitude positiva para o planeta! Também em relação à alimentação, é legal optar por consumir alimentos orgânicos, que são livres de agrotóxicos. Dessa forma, protegemos a nossa saúde e o meio ambiente, que fica livre desses produtos. 

Economize papel

Evite impressões desnecessárias, como ingressos quando há a opção de ingresso on-line, extratos de banco e contas que podem ser pagas via web, por exemplo. Se você precisar de papel para fazer anotações, use-o por completo antes de reciclar, tanto a frente quanto o verso. Outra forma de reutilizar papel é buscar formas criativas de uso, como na hora de embrulhar presentes.

Preserve a vegetação e as águas

É importante colaborar para manter a biodiversidade do nosso planeta, evitando o desmatamento de áreas verdes e a alteração dos cursos de rios, por exemplo. Esses locais são habitat natural de muitas espécies importantes e muitas dela já correm risco de serem extintas. Não colocar fogo em locais próximos às matas preservadas e não pescar em épocas de reprodução são exemplos a serem seguidos. Além disso, a caça ilegal é algo que deve ser combatido: não compre nem venda animais silvestres! Isso afeta toda a população animal de uma região, levando mais espécies à extinção. 

Economize água

As práticas que devem ser mudadas para economizar água são simples: reduza o tempo de banho, verifique se há vazamentos de água em casa e não lave calçadas desnecessariamente, por exemplo. Também é interessante aproveitar a água da chuva e reaproveitar a água da máquina de lavar para outras tarefas domésticas. Se você desligar a torneira enquanto escovar os dentes, é possível economizar 18 litros de água por dia! Muita coisa não, não é? Imagine isso em um ano todo! Lembre-se de fazer isso também quando for lavar as mãos ou as louças.

Utilize menos o carro

Os carros liberam uma grande quantidade de poluentes no ar por serem movidos a combustível fóssil, como a gasolina, que emite gás carbônico. Assim, diminuir o seu uso é importante! Se você está próximo ao seu local de destino, vá a pé ou de bicicleta! Se o uso do carro for realmente necessário, incentive as caronas, assim menos carros estarão nas ruas. Além disso, os veículos devem sempre passar por manutenção para evitar que os poluentes sejam liberados em excesso. 

Evite o consumismo

Sempre pense se você realmente precisa das coisas que está com vontade de comprar. No momento em que compramos algo, contribuímos para o uso intensivo de recursos naturais, como de água e produtos de áreas desmatadas. Quando for possível, reutilize, reaproveite e recicle: roupas, itens de casa, caixas, plásticos e outros tipos de materiais. Quanto mais diminuímos a nossa produção de lixo, mais preservamos o meio ambiente!

Gostou das nossas dicas para ajudar o nosso planeta? Conheça mais sobre as campanhas do programa Act to Impact e acompanhe o nosso blog:

Você realmente sabe reciclar corretamente? Confira as dicas!

5 coisas que você pode fazer para evitar o uso de plástico

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning