RÚSSIA: 7 CURIOSIDADES SOBRE O PAÍS SEDE DA COPA DE 2018

YZG | Cultura

08

FEV

O evento mais esperado do ano está chegando, e no dia 12 de junho, as pessoas se unem para torcer pelos seus países no futebol! A Copa do Mundo de 2018 será sediada na Rússia, o maior país do mundo e que guarda centenas de curiosidades inimagináveis. Para exaltar essa nação de alfabeto difícil de entender, o Yázigi preparou 7 fatos interessantíssimos sobre esse país. Confira!

É o país de maior área do planeta

Em um espaço que ocupa um nono da Terra e um terço do continente asiático, faz todo o sentido a Rússia também ser o nono país mais populoso, fazendo fronteira com 14 países. Mas você acredita que a área da Rússia é maior que a de Plutão? Enquanto o gigante país tem 17.098.246 km² de área, o simpático Plutão tem apenas cerca de 16.700.000 km².

Comemoram o Natal no dia 7 de janeiro

Até 1918, os russos seguiam o calendário juliano, que era usado desde o Império Romano. O calendário que indica o Natal como dia 25 de dezembro é o gregoriano, mas a Igreja Ortodoxa Russa não aceitou segui-lo! Então, religiosamente, o país segue datas diferentes das impostas pelo governo e, consequentemente, seu ano novo acontece no dia 13 de janeiro.

A comemoração segue uma tradição típica, e para eles, o dia 24 é como um dia normal, sendo a ceia apenas no dia 7 de janeiro do ano seguinte. O Papai Noel russo se chama Ded Moroz e é um pouquinho diferente do que estamos acostumados, porque traz presentes para as crianças no Ano Novo, e não no Natal. Além de ser acompanhado por sua neta, chamada de Snegurochka, que significa “pequena menina das neves”.

Possui a cidade habitada mais fria do mundo

Você já se imaginou vivendo em uma cidade que faz -50 graus Celsius? Pois o inverno de Oymyakon fica com essa temperatura, e mesmo assim, é ocupada por 500 habitantes. O centro urbano mais próximo dela fica a 800 quilômetros de distância e é uma das mais importantes cidades da Sibéria, chamada Yakutsk.

Ironicamente, Oymyakon significa “água não congelada”, mas seu solo é permanentemente congelado! A base de alimentação dos habitantes não possui vegetais, já que eles não conseguem crescer lá, e as escolinhas suspendem as aulas apenas quando as temperaturas estão abaixo dos -50ºC.

Foi o primeiro país a ir para o espaço

Selo de carta com os rostos de Yuri Romanenko e Georgy Grechko.

Enquanto  a Rússia ainda era parte da União Soviética, foi a pioneira na exploração espacial, com seus astronautas e tecnologia avançada. Suas conquistas foram apenas levar o primeiro satélite, o primeiro ser humano, a primeira nave e a primeira sonda ao espaço. Você já ouviu falar da cachorrinha Laika? Ela foi o primeiro ser vivo a orbitar a Terra, dentro da nave Sputnik 2 em 1957.

Essas ações foram aceleradas ainda mais pela Guerra Fria, quando a União Soviética disputava a influência mundial com os Estados Unidos. E por isso, um tentava superar o outro em quem conseguia evoluir mais na tecnologia espacial.

Tem o lago mais radioativo do mundo

Se você for visitar o país, nem pense em entrar no lago Karachay! Apesar de ser lindo, ele é considerado o lago mais poluído do mundo, após ter sido usado por anos como local de despejo de lixo radioativo. Na época, a União Soviética fazia testes de radiação e despejava todo seu resíduo na água. Por essa razão, o lago ficou submetido a uma radiação tão grande que se alguém der um mergulho hoje, pode ser envenenado em apenas uma hora!

Tem uma culinária supervariada

A sopa Borshch acompanhada por pãezinhos.

A alimentação dos russos é muito completa e mistura o melhor da culinária oriental e ocidental. Eles não costumam comer pratos picantes nem pesados demais, mas gostam de sabores agridoces. Um dos alimentos mais clássicos é a sopa de beterraba, chamada de borshch.

Feita de legumes e carnes, ela deve ter um sabor bem agradável! Eles também gostam de reforçar o café da manhã com panquecas, chamas de blini, sanduíches, cereais cozidos e muito chá ou café. Você sabia que o caviar é muito comum por lá? Enquanto aqui é quase impossível de achar, os russos comem com torradas no café da manhã, ou em qualquer lanchinho do dia. Cremes salgados e doces podem acompanhá-lo.  

Possui uma arquitetura muito bela

O Palácio de Inverno em São Petersburgo era a residência de inverno dos czares russos.

Onze cidades russas serão sede da Copa, sendo Moscou o local de abertura e final do torneio. Essa cidade é conhecida por sua belíssima arquitetura, como da colorida Catedral de São Basílio e do Teatro Bolshoi. O lugar que mais recebe turistas da Rússia é São Petersburgo, e oferece passeios como o gigante Museu Hermitage, o Palácio de Inverno, a Fortaleza de São Pedro e São Paulo, entre outras atrações.  

Viu só quanta coisa? Além disso tudo, a Rússia esconde outros mistérios e curiosidades, o que dá mais vontade ainda de visitar! Assistir aos jogos pela TV e lembrar desses fatos vai ser muito legal. E se você vai para lá assistir a algum jogo, ??????????? ???? (que significa “boa viagem” em russo).

Venha para o Yázigi!

Se você quer dominar o inglês para nunca mais cometer erros no idioma, estudar no Yázigi é a escolha certa para você. Faça o curso e torne-se um cidadão do mundo!

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning