PESSOAS QUE ESTÃO FAZENDO A DIFERENÇA NO MUNDO

YZG | Cultura

21

SET

Algumas pessoas dedicam totalmente suas vidas a algo e, mesmo sem saber, compartilham um objetivo indireto em comum com muitas outras: fazer a diferença no mundo. Algumas delas são cientistas que pesquisam doenças ou questões importantes, outras, empreendedoras que criam produtos revolucionários, e outras ativistas ou membros da ONU que administram os maiores conflitos e problemas da atualidade. Conhecer essas histórias é uma ótima maneira de se inspirar e se lembrar de coisas incríveis que conseguimos fazer. Vamos ver algumas delas!

Hugh Herr

O alpinista, nascido na Pennsylvania, nos Estados Unidos, sofreu um grave acidente aos 17 anos em uma de suas escaladas, o que o fez amputar parcialmente suas duas pernas. O incidente levou o jovem a dedicar sua carreira ao desenvolvimento de próteses. Hoje, ele é uma das principais referências no campo, atua como professor no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e é responsável por uma série de pesquisas sobre o desenvolvimento de próteses.

Malala Yousafzai

Natural do Paquistão, Malala é a pessoa mais jovem do mundo a receber um prêmio Nobel. Durante a ocupação do Talibã, a proibição da educação de mulheres colocou a garota à frente da luta pelos direitos femininos. Em 9 de outubro de 2012, em uma tentativa de homicídio premeditada, Malala levou um tiro no rosto e ficou em estado grave durante alguns dias. Após sua recuperação, ela se tornou um dos principais símbolos da luta pelos direitos femininos ao redor do mundo. Ela também foi capa da revista Time e sua história impulsionou alterações nas leis paquistanesas referentes à educação.

William Kamkwamba

Nascido e criado em Malawi, pequeno país africano que faz fronteira com Moçambique, William Kamkwamba ficou famoso em meados de 2002, quando construiu uma pequena turbina eólica para gerar eletricidade para sua família, utilizando materiais encontrados em um ferro velho local. Sem nunca ter tido contato com a internet e tendo abandonado recentemente a escola por problemas financeiros, William frequentava uma biblioteca local e, utilizando um livro encontrado lá, o garoto descobriu ser possível criar um projeto sozinho.

Sua realização foi transformada em um livro escrito por ele mesmo, chamado “The Boy Who Harnessed the Wind”, e abriu espaço para uma grande discussão sobre a importância da educação em países em desenvolvimento. O projeto “Moving Windmills” nasceu, e hoje procura dar suporte para vilas e famílias no país, construindo bibliotecas, geradores eólicos e escolas.

Elon Musk

Musk é talvez uma das mais importantes personalidades quando se fala de inovação nos dias de hoje. O fundador de empresas como Paypal, Tesla Motors, SpaceX e Hyperloop é uma das pessoas que se importa com problemas atuais, como a redução das emissões de dióxido de carbono, mobilidade urbana e até exploração espacial.

Criada em 2003, a Tesla Motors é um dos principais projetos de Musk, que procura acelerar a transição para o uso de energias mais sustentáveis. Além do desenvolvimento de carros elétricos mais eficientes e com maior autonomia, a empresa também trabalha em soluções para abastecimento residencial.

Emma Watson

A atriz que ficou marcada pelo papel de Hermione na saga Harry Potter é uma das referências populares quando se fala sobre feminismo. Suas campanhas de conscientização e grandes discursos sobre a igualdade de gênero ganharam grande repercussão nos últimos anos. Em 2014, Emma foi indicada como Embaixadora da Boa Vontade da ONU e apresentou-se publicamente, falando sobre tópicos essenciais para a causa feminista.

Em 2016, Emma participou de uma campanha e escondeu cerca de 100 livros feministas com dedicatórias no metrô de Londres, procurando incentivar a leitura e compartilhamento de livros sobre o tema.

Nina Tandon

A engenheira biomédica americana Nina Tandon é a CEO da primeira empresa do mundo que foca na pesquisa e no desenvolvimento de técnicas de crescimento de tecidos orgânicos para reconstruções ortopédicas e outras aplicações.

Utilizando as células do paciente, as técnicas desenvolvidas pela EpiBone tornam possível a transformação e o cultivo de praticamente qualquer tipo de tecido humano. Dessa forma, é possível não somente trabalhar com transplantes personalizados, mas também testar medicamentos e procedimentos em modelos reais de órgãos praticamente idênticos aos dos pacientes, tornando tratamentos ainda mais eficientes.

A tecnologia desenvolvida pela empresa chefiada por Nina pode ter desdobramentos importantíssimos em um futuro próximo e ajudar diversas áreas da medicina.

Cynthia Kenyon

Cythia é uma das mais importantes pesquisadoras na área do envelhecimento e estuda há anos os mecanismos biológicos responsáveis pela deterioração do corpo humano. Em um de seus mais famosos experimentos, Cythia e seu grupo de pesquisas descobriram um gene responsável pelo envelhecimento em um pequeno verme chamado Caenorhabditis elegans. Sua mutação dobrava seu tempo de vida e o deixava jovem por muito mais tempo.

As descobertas e estudos feitos por Cythia podem ter repercussões gigantescas na vida das próximas gerações e desencadear um mundo onde os seres humanos vivem por muito mais tempo e de forma muito mais saudável.

E aí, consegue pensar em mais alguém que está fazendo a diferença e ajudando a mudar o mundo? Conta para a gente nos comentários!

Venha para o Yázigi

Aceite o Desafio Yázigi e tenha o domínio de idiomas necessário para explorar e conhecer o mundo! Inscreva-se no site e concorra a uma experiência internacional por mês.

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning