OS 8 PRINCIPAIS CLÁSSICOS DA LITERATURA NORTE-AMERICANA

YZG | Cultura

16

JAN

Os fãs da literatura estão sempre curiosos, buscando novas histórias e aventuras para vivenciar entre as páginas dos livros. Se você faz parte desse time de ávidos leitores e está procurando uma indicação para sua próxima leitura, nós organizamos uma lista especial, com oito das principais obras norte-americanas que você não pode deixar de conferir. Se liga!

The Great Gatsby

Scott Fitzgerald

(Simon & Schuster)

Em uma trama recheada de paixões e intrigas, acompanhamos Nick Carraway, um corretor de títulos falido e recém-chegado à cidade de Nova Iorque, que, por acaso, muda-se para o pequeno chalé ao lado da mansão de Jay Gatsby. Seu vizinho é um excêntrico e misterioso anfitrião que oferece as festas mais extravagantes da cidade em sua mansão - as quais, curiosamente, parece não aproveitar. Quando convidado para uma das festas, Carraway conhece Gatsby, de quem torna-se amigo, e logo conhece também os segredos do milionário. O que será que ele esconde?

To Kill a Mockingbird

Harper Lee

(Grand Central Publishing)

Vencedora do Pulitzer, essa obra emblemática aborda o racismo e a injustiça de uma maneira atemporal. Nesse livro conhecemos a história de um advogado responsável por defender um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca, nos Estados Unidos da década de 30. A história é narrada pelos jovens Scout e Jem Finch, filhos do advogado e personagens responsáveis por trazer sensibilidade à trama já muito forte e densa. Em seu enredo, o livro traz reflexões muito importantes sobre tolerância, justiça e inocência.

The Old Man and the Sea

Ernest Hemingway

(Scribner)

Considerada uma das maiores obras da literatura contemporânea, esse livro nos apresenta o solitário e frustrado pescador Santiago. Depois de meses em uma maré de azar, sem pescar nenhum peixe, o personagem fisga um marlim de tamanho surpreendente e é arrastado por ele para o alto-mar. A história traz, em meio à sua luta por sobrevivência, a solidão, os sonhos e pensamentos deste pescador com inabalável confiança na vida.

The Catcher in the Rye

J.D. Salinger

(Little, Brown and Company)

Aos 16 anos, Holden Caulfield é expulso de um renomado internato. No entanto, antes de voltar para casa e enfrentar sua família, o jovem decide passar os dias que faltam para o início das férias passeando pela cidade. Entre as reflexões sobre sua vida e juventude, o personagem nos faz entender toda a confusão que se passa em seus pensamentos - alguns deles, muito inerentes à adolescência, como a angústia e a alienação.

Moby Dick

Herman Melville

(Editions Phébus)

Considerada uma das maiores obras-primas da literatura norte-americana, esse livro traz a história do marinheiro Ishmael, que veleja pela costa leste dos Estados Unidos a bordo da embarcação do Capitão Ahab. Na viagem, encontram um gigantesco cachalote que, anos antes, arrancou a perna de Ahab. Será que o Capitão irá se vingar do animal? O interessante da obra é que, em meio à narrativa, o narrador-personagem mescla reflexões e grandes trechos não-ficcionais, abordando detalhes sobre o oceano, a embarcação ou mesmo sobre os animais marinhos.

The Shining

Stephen King

(Anchor; Reprint Edition)

Jack Torrance, aspirante a escritor que luta contra seu vício em álcool, aceita um emprego como zelador no Hotel Overlook, para onde se muda com sua esposa, Wendy, e seu filho, Danny. O que os personagens não sabem é que o local é dono de um passado sombrio e maligno que começa a ser revelado pelo pequeno Danny, que, secretamente, é iluminado, ou seja, possui habilidades psíquicas. A história logo ganha aspectos aterrorizantes, e Jack, possuído pelo mal, começa a perder sua sanidade e ameaçar a segurança de sua família.

Fahrenheit 451

Ray Bradbury

(Simon & Schuster)

Nesse romance distópico conhecemos um governo totalitário em um futuro ainda incerto, no qual é proibida a leitura de qualquer tipo de livro, uma vez que essa ferramenta pode instruir a população e motivá-la a romper com as estruturas do Estado. Em meio a esse cenário, conhecemos Guy Montag, um queimador de livros profissional que, ao entrar em contato com a resistência, começa a questionar não apenas seu trabalho, mas também toda a realidade ao seu redor.

Breakfast at Tiffany’s

Truman Capote

(Modern Library)

Paul Varjak é um jovem escritor que decide tentar a sorte em Nova Iorque. O aluguel barato lhe rende um apartamento em um prédio em que, alguns andares abaixo, reside uma moradora loira, míope e até um pouco desvirtuada. Holly Golightly torna-se, então, o centro das atenções do personagem, que fica extremamente intrigado com sua essência sonhadora e carismática.

E aí, já escolheu qual será o livro que você vai ler da nossa lista? Conta pra gente aqui nos comentários! :) Uma dica bacana é aproveitar o momento de leitura e se desafiar um pouquinho. Que tal ler a obra escolhida em seu texto original, em inglês?

E se você curte cultura e boas histórias, aproveite a visita ao nosso blog e não deixe de conferir também os museus brasileiros que todo cidadão do mundo precisa conhecer. E dê uma olhadinha na nossa lista com as  6 mulheres mais inspiradoras através das décadas!

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um cidadão do mundo!

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning