MUSEUS QUE VOCÊ PRECISA VISITAR NA AMÉRICA DO SUL

YZG | Cultura

19

MAI

Cultura, história e arte sempre se reúnem em museus ao redor do mundo. Para celebrar a importância dessas instituições, há exatos 40 anos o International Council of Museums (Icom) definiu o dia 18 de maio como o Dia Internacional dos Museus. O Yázigi reconhece a importância cultural dessa data e quer inspirar você a programar sua próxima viagem incluindo diversos museus fantásticos no roteiro. Baseado no levantamento feito pelo site TripAdvisor em 2016, trouxemos uma lista com alguns dos melhores museus da América do Sul para você conhecer. Confira!

Museo del Oro – Colômbia

Museo del Oro – Colômbiawww.banrepcultural.org/museo-del-oro

Esse museu em Bogotá, na Colômbia, apresenta uma coleção que todos gostariam de ter: peças de ouro. Diversos trabalhos produzidos com esse material pelos primeiros povos que habitaram a região estão expostos na instituição.

O projeto começou com a compra de um objeto de ouro pelo Banco de la República, em 1939. Desde então, obras são incluídas na coleção com o objetivo de preservar o patrimônio cultural colombiano. Atualmente, existem dois tipos de exposições: as permanentes, com relíquias arqueológicas, e as temporárias, com obras da cultura colombiana e internacional.  

Museo Larco – Peru

Museo Larco – Peruwww.museolarco.org

Se você quiser conhecer mais sobre a cultura peruana durante uma viagem a Lima, visite o Museo Larco. A experiência já começa pelo local em que ele está situado, já que ele fica em um edifício do século 18, construído sobre uma pirâmide pré-colombiana. São mais de 10 mil anos de história contados por esculturas e itens pessoais dos povos que viviam lá mesmo antes do império inca e que já trabalhavam na construção da cultura e de tecnologias próprias.

Obras que marcam esse período histórico podem ser admiradas desde 1926, ano em que a instituição abriu suas portas ao público. O nome do museu é uma homenagem do fundador Rafael Larco Hoyle a seu pai.

Museo de Arte Latinoamericano – Argentina

Museo de Arte Latinoamericano – Argentinawww.malba.org.ar

Quem planeja visitar Buenos Aires precisa incluir em seu roteiro uma visita ao Museo de Arte Latinoamericano (Malba). Considerado um dos mais modernos museus da Argentina e em atividade desde 2001, ele apresenta exposições de arte contemporânea com pinturas, desenhos, gravuras e até obras interativas.

segundo o fundador Eduardo F. Costantini, o Malba foi criado para ser um local para todos. Lá, o visitante pode conhecer obras que são ícones da arte mundial, como o quadro brasileiro Abaporu, de Tarsila do Amaral, e o Autorretrato con chango y loro, de Frida Kahlo.

Museo de la Memoria y los Derechos Humanos – Chile

Museo de la Memoria y los Derechos Humanos – Chileww3.museodelamemoria.cl/

Mais do que apenas relembrar a história do período da ditadura chilena, esse museu quer fazer com que seus visitantes reflitam sobre a importância do respeito e da tolerância. Criado em janeiro de 2010, o museu reúne fotos, documentos, desenhos e arquivos digitais que emocionam os visitantes que passam a conhecer histórias de uma época que marcou o país pela violência e injustiça.

Além de toda a riqueza documental, a visita também encanta pela arquitetura do prédio, projetado por um grupo de brasileiros ganhadores de um concurso internacional promovido pelo Ministério de Obras Públicas do Chile.

Museu Inhotim – Brasil

Museu Inhotim – Brasilwww.inhotim.org.br/

Agora, se você quiser viajar pelo Brasil, opções também não faltam! Que tal conhecer o maior museu a céu aberto do mundo? Ele é brasileiro e fica em Brumadinho, Minas Gerais. A natureza, representada por diversas espécies raras de plantas, e a arte, com coleções contemporâneas para todos os gostos, se juntam para prender a atenção do visitante que pode levar até três dias para conhecer com calma tudo o que o espaço oferece.

O nome Inhotim é uma referência a um importante minerador inglês que viveu na região chamado Senhor Timothy, ou “Nhô Tim”, como era conhecido.

As opções são variadas, mas todos esses museus devem fazer parte dos seus próximos roteiros de viagem pela América do Sul. Afinal, conhecer mais sobre a história e a arte de um destino é uma das melhores partes de uma viagem.

Vem pro Yázigi!

Não quer mais precisar de tradução para entender inglês? Então venha estudar no Yázigi e descubra como o conhecimento vai muito além do idioma: aqui você aprende por meio de uma metodologia única e dinâmica, fazendo com que o seu aprendizado seja a sua melhor experiência. Seja um cidadão do mundo! Aceite o Desafio Yázigi, matricule-se e concorra a uma incrível experiência internacional por mês.

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning

Cadastre-se e ganhe uma aula grátis!