INUSITADAS TRADIÇÕES DE PÁSCOA AO REDOR DO MUNDO

YZG | Cultura

13

ABR

A Páscoa é uma data comemorativa bastante importante no Brasil. Sendo essencialmente uma festividade religiosa cristã, ela tem certas particularidades muito interessantes. Não há um dia específico para essa data comemorativa relacionada ao calendário, já que a data muda a cada ano: ela acontece no primeiro domingo depois da primeira lua cheia ocorrida após o equinócio de outono no hemisfério sul (20 ou 21 de março). Sendo assim, a Páscoa pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril. Apesar disso, é bastante raro que o dia em questão caia nos extremos desse período.

No Brasil, temos diversos tipos de celebração, que vão desde grupos de teatro encenando A Paixão de Cristo em diversos lugares do país até grandes missas televisionadas e celebrações de rua como os tapetes coloridos em Ouro Preto.

E dentro das comemorações familiares, temos os pratos que são herança direta de nossos descendentes. Nas famílias de origem portuguesa, por exemplo, o bacalhau é muito comum, tanto por ser um prato muito tradicional quanto por não ser carne vermelha, normalmente evitada nessa época.

Na cultura judaica, entretanto, a Páscoa tem um significado diferente. Conhecida como “Pessach”, celebra a libertação do povo hebreu da escravidão e tem costumes próprios que consistem basicamente em um jantar com um cordeiro assado, pão sem fermento e ervas amargas.

E por ser uma festa cristã, há diversas similaridades nas comemorações, mas que tal conhecer algumas tradições de Páscoa um tanto inusitadas ao redor do mundo?

Omelete gigante

Omelete gigante

A pequena cidade no sul da França chamada Bessières, de apenas 3 mil habitantes, é a criadora da tradição mundialmente famosa de se cozinhar um omelete gigante para a cidade toda. Convenhamos que não é lá uma tarefa tão absurda, já que são pouquíssimos habitantes. Mas nesta receita são usados cerca de 15 mil ovos e o resultado é um grande omelete de mais de 4 metros de diâmetro e pesando mais de 1 tonelada! De acordo com a lenda, o imperador Napoleão visitou a pequena cidade e comeu um omelete tão bom que mandou os moradores pegarem todos os ovos disponíveis e cozinharem um omelete gigante para toda sua tropa. A tradição é realizada todos os anos na segunda-feira após o domingo de páscoa.

Cordeiro de manteiga

Cordeiro de manteiga

As famílias polonesas têm a tradição de esculpir um cordeiro na manteiga para colocá-lo à mesa no domingo de Páscoa, o chamado Baranek Wielkanocn. Eles ainda preparam uma série de outros alimentos com diferentes representações religiosas, como um pão chamado Bapka, que representa a vida e um lombo defumado chamado Szynka, que representa abundância.

Páscoa grega

Páscoa Grega

A ilha de Corfu, na Grécia, possui um dos mais estranhos costumes de Páscoa. No sábado, por volta das 11 horas da manhã, as pessoas vão para as sacadas de seus apartamentos e começam a atirar potes de barro e louças para a rua, enchendo as calçadas de cacos e criando uma sinfonia de “cracks” um tanto engraçada. Esse ato praticamente coreografado tem um grande significado religioso para os cristãos ortodoxos. A explicação mais comum é de que o ato é como uma renovação que dá espaço para coisas novas. De qualquer forma, essa tradição atrai milhares de turistas todos os anos. 

Easter Egg Roll

Easter Egg Roll

Compartilhada por muitos países, o Easter Egg Roll é um jogo em que os participantes devem rolar um ovo cozido e enfeitado utilizando uma colher de cabo longo. Há inclusive competições do tipo, como a do evento da Casa Branca: realizada todos os anos nos gramados da casa presidencial americana, as crianças participantes devem ir até a linha de chegada empurrando os ovos com suas colheres. Associado a isso, há diversas outras atrações, como shows e outras brincadeiras.

Agora que você conhece algumas tradições um tanto diferentes, por que não implementar nas suas comemorações de Páscoa? Conhecer outras culturas é maravilhoso, não é mesmo? Entenda um pouco mais também sobre outro feriado famoso, o Thanksgiving!

Que tal viver aquela viagem para outro país que você sempre sonhou? Participe do Desafio Yázigi e concorra a uma incrível experiência internacional para a África do Sul ou Malta. Quem escolhe o destino é você! Não perca essa chance. Matricule-se no Yázigi e seja um cidadão do mundo.

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning