ENTENDENDO A IMPORTÂNCIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

YZG | Cultura

16

NOV

O dia 20 de novembro está chegando, e é nessa data que celebramos a Consciência Negra. Essa data especial é feriado em milhares de municípios brasileiros e representa a luta dos negros por seus direitos. O dia 20 foi escolhido em memória de Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares, que foi morto em 1695. Então, além de celebrarmos a luta da consciência afro-brasileira, também relembramos o ícone da resistência na escravidão! Saiba mais sobre a importância desse dia:

Como é a história dos africanos no Brasil?

Tudo começou em meados de 1530, quando nosso regime colonial trouxe para a Bahia os primeiros escravos africanos. Durante séculos, o número de negros no trabalho forçado só aumentou, e em 1888, a Lei Áurea extinguiu a escravidão no país e os libertou.

Hoje, mesmo depois de tanto tempo de libertação, eles ainda precisam lutar para ter os mesmos direitos que os brancos. Por isso é tão importante a data da Consciência Negra, lembrando-nos da força deles para a nossa história!

Quem foi Zumbi dos Palmares?

Zumbi foi o último dos líderes do maior quilombo do Brasil Colonial. O Quilombo dos Palmares ficava na região de Alagoas, era formado por escravos que tinham escapado das fazendas e chegou a atingir trinta mil pessoas.

Anos depois de Zumbi ter assumido a liderança, os bandeirantes organizaram uma invasão ao quilombo. Essa guerra foi longa e Zumbi demonstrou suas habilidades de guerreiro, que aprendeu com a família. Depois de muita resistência, o capitão que conseguiu matar o líder recebeu uma recompensa de Dom Pedro II.

Por que devemos comemorar a Consciência Negra?

A Consciência Negra foi criada para dar voz aos negros e ressaltar a sua luta contra a discriminação racial. É muito importante refletirmos sobre a posição deles na sociedade, já que sofrem preconceito até hoje, além de terem sua imagem ofuscada na maioria dos lugares.

A contribuição do povo afro-brasileiro para a construção do nosso país é tão importante quanto a de cada cidadão, e valorizar todas as culturas é entender o que cada uma delas nos dá! Nessa data, várias escolas e instituições fazem eventos para comemorar a luta.

Projetos que quebram os paradigmas

“Ubuntu” é uma noção filosófica de origem africana que expressa a relação indivíduo-comunidade e significa “eu sou porque nós somos”. Existem inúmeros projetos que atuam em defesa dos direitos da população negra, e o Yázigi vai te mostrar exemplos:

Black Travel Movement

É uma comunidade de amigos e famílias que se interessam por experiências fora de seus países. Sendo membro do BTM, você se conecta com vários membros de outros lugares e pode combinar viagens por todo o mundo.

Soweto – Organização Negra

É uma entidade de ação social sem fins lucrativos que defende os direitos da população negra. Os princípios que eles seguem são crer em uma sociedade sem desigualdade, preconceito ou racismo. A partir disso, eles desenvolvem pesquisas, atividades de assessoria, capacitação e articulação política para o combate ao racismo.

Você sabia de tudo isso? Não é à toa que esse dia é feriado, não é mesmo? Descubra como o conhecimento vai muito além do idioma no Yázigi e confira outros posts:

7 atitudes que um cidadão do mundo pode fazer para combater o machismo.

Pessoas que estão fazendo diferença no mundo.

Pequenas ações: como podemos mudar o mundo aos poucos?

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning