DIA INTERNACIONAL DA TOLERÂNCIA: O QUE TODO CIDADÃO DO MUNDO PRECISA SABER

YZG | Cultura

16

NOV

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) comemora todo dia 16 de novembro o Dia Internacional da Tolerância. E como todo cidadão do mundo, você precisa estar ciente dos problemas acarretados por preconceitos comuns no cotidiano para também saber como combatê-los. Pensando nisso, o Yázigi preparou um texto especial para lembrarmos como a tolerância é importante na sociedade e como pode ser custoso para todos nós perdê-la.

Temos um longo caminho rumo à igualdade racial

O mundo infelizmente ainda não se livrou completamente do racismo, e muita gente sofre diariamente com discriminação e preconceito dos mais diferentes tipos. “Brincadeiras”, comentários desagradáveis e expressões idiomáticas como “da cor do pecado” contribuem constantemente para a permanência dessa mentalidade.

Entender a importância da representatividade racial em obras de entretenimento também é essencial, afinal, já passamos do tempo no qual só pessoas brancas tinham espaço nesses lugares, não é mesmo? Combater o racismo diariamente também envolve estar disposto a aprender e ter a mente aberta para aceitar que nós mesmos também propagamos pensamentos preconceituosos, mesmo sem termos consciência disso.

A igualdade de gênero importa

Assédio, discriminação e violência são problemas com os quais as mulheres ainda precisam lidar ao longo da vida. Avanços políticos, sociais e econômicos no século passado permitiram uma vida muito mais livre, mas engana-se quem pensa que alcançamos a igualdade de gênero plena. Cargos de liderança, diferenças salariais e diferenças de tratamento deixam muito claro que ainda temos um longo caminho a percorrer. Lembre-se de que você pode fazer toda a diferença nesse processo.

Liberdade de culto

A liberdade religiosa é um dos pilares da democracia e da liberdade, portanto, é necessário dar a devida atenção ao conjunto de práticas e ideologias que procuram inibir manifestações de fé. Em alguns casos a intolerância pode se tornar perseguição e até evoluir para atos que ameaçam a vida de fiéis. E não pense que isso é uma realidade distante do nosso país: os casos de intolerância no Brasil têm se tornado cada vez mais frequentes e preocupam bastante ONGs internacionais. Faça sua parte, respeite a religiosidade alheia.

Acessibilidade e respeito

Atitudes que excluem pessoas com deficiência do convívio social são extremamente prejudiciais para o mundo. Ambientes projetados de forma inacessível para cadeirantes, placas e aparelhos eletrônicos que não são preparados para o uso de cegos, e o desrespeito deliberado para com essas pessoas são apenas alguns exemplos de coisas que devem ser combatidas.

O mundo é um lugar muito mais tolerante hoje em dia do que nos tempos de nossos avós, mas ainda temos um longo caminho a percorrer. E o primeiro passo rumo a um futuro próspero é ter vontade de melhorar e não ter medo de estar errado. E para ajudar nisso, o Yázigi já preparou alguns posts sobre o assunto, falando sobre filmes e séries para você refletir sobre questões sociais, distúrbios alimentares e 13 lições que podemos aprender com 13 reasons why. Não deixe de conferir!

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning