DIA DA MENTIRA: COMO É COMEMORADO O APRIL FOOL’S DAY NOS ESTADOS UNIDOS?

YZG | Cultura

31

MAR

O Dia da Mentira, ou April Fool’s Day é uma data comemorativa celebrada em diversos lugares ao redor do mundo. E seu principal propósito é zoar membros de família, colegas de trabalho, amigos ou até mesmo desconhecidos na rua. E justamente por ser um dia com a finalidade de brincar, a maior parte das pessoas leva tudo numa boa, o que deixa as coisas ainda mais divertidas. Vamos conhecer alguns costumes comuns a esse dia nos Estados Unidos?

Origens da data

Embora haja muitas controvérsias entre historiadores acerca das origens dessa data comemorativa, uma das explicações mais comuns tem relação com a mudança do calendário Juliano, com as festividades de início de ano indo de 25 de março até 1º de abril, para o calendário Gregoriano, que tinha o primeiro dia do ano como 1º de janeiro.

Essa mudança, supostamente promulgada pelo Papa Gregório XII em 1564, fez com que algumas pessoas se recusassem a aceitar a alteração, virando motivo de chacota para aqueles que já comemoravam o Ano Novo no dia primeiro de janeiro. Mas as evidências quanto a isso são ambíguas e ainda serão debatidas por historiadores por bastante tempo.

Nos EUA

Os Estados Unidos são sempre bem ativos quando se trata de pregar peças de 1º de abril. Eles não as fazem somente com amigos, familiares e colegas de trabalho, há diversas zoeiras até mesmo por grandes empresas, como Google e BBC.

Em 2016, a T-Mobile, uma empresa de telefonia celular, postou um vídeo no YouTube anunciando um novo produto: um capacete que seguraria seu celular logo à frente de seus olhos, facilitando a vida do usuário que queira assistir conteúdos via stream enquanto anda.

O comercial excêntrico, que mostrava pessoas usando o produto nas situações mais estranhas, não passava de uma brincadeira a fim de promover o Binge On, um produto real que permite aos clientes assistirem vídeos on-line sem consumir seu pacote de dados. Confira!

Você talvez já tenha ouvido falar sobre Zumba, aquele tipo de dança super animada usada como ginástica, sabe? Sendo uma marca forte nos EUA, ela era comumente confundida com o produto da marca Roomba, o iRobot, um pequeno robozinho de limpeza doméstica bastante popular por lá. E pensando nisso, as duas marcas resolveram fazer uma prank misturando as duas coisas de vez, lançando um Roomba DJ, o Zumba Roomba, que toca músicas enquanto limpa sua casa.

Outra piada memorável envolve uma empresa de papel higiênico, a Quilted Northern, bastante popular nos Estados Unidos. Em 2016, um anúncio foi feito sobre o lançamento de um lote de papel higiênico “artesanal” feito à mão e de forma bastante rústica. Com o slogan “para uma experiência de banheiro mais memorável”, a marca arrancou risadas mundo afora. Veja o vídeo!

Pranks mais comuns

Para brincar com colegas de trabalho, amigos ou família, existem muitas zoeiras comuns no Dia da Mentira dos EUA. Colocar o volume de dispositivos de áudio no máximo antes de começarem a usar, colocar insetos de plástico em lugares inusitados, colorir o leite com corante de comida, trocar sal e açúcar de lugar, colocar vaselina na maçaneta de portas e trocar o idioma do celular de alguém são algumas peças simples que garantem boas risadas no dia primeiro de Abril. Mas e aí, consegue pensar em alguma zoeira inusitada para pregar em seus amigos no Dia da Mentira? Conta pra gente nos comentários!

Que tal viver aquela viagem para outro país que você sempre sonhou? Participe do Desafio Yázigi e concorra a uma incrível experiência internacional de 7 dias para a África do Sul ou Malta. Quem escolhe o destino é você! Não perca essa chance. Matricule-se no Yázigi e seja um cidadão do mundo.

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning