DIA DA ÁRVORE: O QUE VOCÊ PODE FAZER AGORA MESMO PARA AJUDAR O MEIO AMBIENTE

YZG | Cultura

19

SET

Você já parou para pensar no impacto que suas pequenas ações podem ter no meio ambiente? Não são apenas as grandes empresas e o governo que precisam se preocupar em desenvolver projetos de sustentabilidade: nós podemos e devemos contribuir todos os dias com práticas que estão ao nosso alcance.

Para celebrar o Dia da Árvore neste 21 de setembro, às vésperas do início da primavera, o Yázigi traz dicas do que você pode fazer para ajudar o meio ambiente desde já. Confira as dicas e comece agora a fazer a sua parte!

Dê carona

Se você está indo para um lugar aonde outras pessoas também precisam ir, por que não dar carona? É uma forma de economizar combustível na divisão dos gastos e de poluir menos o ambiente, afinal, em vez de 5 carros rodando todos os dias, será possível revezar para cada semana uma pessoa dar carona.

Adote uma garrafa squeeze ou caneca

Por que ficar saindo do lugar a todo momento para encher seu copo se você pode ficar mais tranquilo e produzir menos lixo adotando uma squeeze ou caneca? Você poderá manter sua água mais fresca por mais tempo se evitar usar copos descartáveis.

Não imprima

Hoje, até vouchers de promoção podem ser apresentados na tela do celular, não é mesmo? Por isso, a não ser que seja um documento que não possa ser digital, não imprima! Você economiza papel, tinta, energia e ainda evita a produção de lixo.

Descarte corretamente pilhas e baterias

Você sabia que o descarte incorreto de pilhas e baterias pode causar contaminação do solo e da água e até causar doenças, já que possuem um líquido tóxico em seu interior? O correto é procurar postos de arrecadação especializados que encaminham o material para o fabricante, que poderá dar o destino correto.

Troque as lâmpadas convencionais por LED

Sabia que trocar as lâmpadas convencionais da sua casa pelas de LED pode diminuir em até cinco vezes o consumo de energia elétrica?  Além disso, elas não aquecem o ambiente, não emitem raios ultravioleta e duram muito mais.

Plante mais

Você já imaginou se todos os dias os habitantes do planeta plantassem uma nova árvore? Seriam bilhões de novas plantações contribuindo para a diminuição da poluição, da temperatura e de ruídos, além de proteger o solo, os rios e dar mais vida às paisagens. Dê preferência a plantas nativas da região que se adaptam facilmente ao clima e tipo de solo.  

Consuma menos e recicle mais

Você sabia que, ao reciclar uma lata de alumínio, produzimos energia suficiente para três horas de televisão ligada? Fazer a separação do lixo orgânico do reciclável é uma tarefa simples e rápida, mas faz uma grande diferença ao contribuir para o meio ambiente e para a sociedade na geração de emprego.

Pequenas ações repetidas muitas vezes e por muitas pessoas podem fazer a diferença. Para se inspirar, você pode conferir também o post sobre práticas de outros países que podemos adotar. Coloque as dicas em prática e repasse para seus amigos e familiares!

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning