COLOQUE EM PRÁTICA AS ATITUDES DOS PAÍSES MAIS SUSTENTÁVEIS DO MUNDO

YZG | Cultura

10

JUN

Um dos pilares mais importantes para medir o desenvolvimento do futuro de um país é a educação, principalmente quando ela se mistura à consciência ambiental e preservação dos recursos naturais. Diariamente, diversas ações de sustentabilidade, em todo o mundo, são colocadas em prática com o objetivo de minimizar os impactos causados pela humanidade.

Para avaliar a responsabilidade ambiental de cada país, foi lançado o Environmental Performance Index (EPI), um ranking anual com 20 indicadores de preservação do planeta. De acordo com o EPI, os países mais sustentáveis do mundo em 2016 são:

1º lugar: Finlândia

Este país no norte da Europa, que tem invernos extremamente rigorosos, conquistou o pódio de consciência ambiental deste ano. Com um número elevado de ciclistas, a Finlândia ajudou a construir uma cultura de incentivo à qualidade do ar, com ciclovias, estacionamentos próprios e segurança para quem anda de bicicleta.

O que você pode fazer?

Que tal trocar seus passeios de carro pela bicicleta? Suponhamos que você abasteça, a cada mês, cerca de 100 litros de gasolina. Isto significa que, mais ou menos, 220 quilos de gás carbônico são emitidos na atmosfera, somente por você. Por isso, procure fazer mais caminhadas e utilizar meios de transporte que não utilizem combustível.

2º lugar: Islândia

Esta ilha famosa pela quantidade de áreas geotermais utilizou-se desta característica para reduzir a quantidade de energia gerada pelo país: a água é utilizada para gerar eletricidade e aquecimento a 95% das residências da capital. Em 60 anos, esta diminuição evitou o lançamento de até 4 milhões de toneladas de gás carbônico por ano.

O que você pode fazer?

Sempre que puder, economize energia. Apague as luzes e desligue aparelhos quando não estiver nos cômodos da sua casa, além de comprar eletrodomésticos que possuam baixo consumo de energia. Essa mudança faz diferença tanto no planeta quanto na sua conta de energia.

3º lugar: Suécia

Com o crescimento de uma alimentação mais saudável, a agricultura da Suécia caminha para o consumo de alimentos orgânicos: no primeiro semestre de 2015, houve um crescimento de 50% na utilização de orgânicos na refeição sueca. Esta mudança ocorreu principalmente devido ao desejo dos consumidores de saber a procedência dos alimentos e à rejeição aos alimentos pulverizados com agrotóxicos.

O que você pode fazer?

Procure comprar sempre alimentos certificados como orgânicos e, caso não consiga, faça uma hortinha na sua casa! Temperos e hortaliças podem ser facilmente plantados em casa e sempre estarão frescos em suas refeições. Tente evitar também o desperdício, usando todas as partes do alimento, como a casca. O que não for utilizado pode servir de adubo para sua horta.

4º lugar: Dinamarca

Depois de enfrentar um período de escassez na década de 70, reduziu 35% no consumo per capita de água por ano. O governo prefere trabalhar para combater a contaminação, por meio de um monitoramento rigoroso da qualidade e da pureza de sua água subterrânea. Além disso, enquanto o Brasil desperdiçou 37% da água por vazamentos de distribuição em 2013, a Dinamarca teve uma perda de somente 6%.

O que você pode fazer?

Gastar menos água é uma tarefa simples e exige policiamento diário. Não demorar tanto no banho, escovar os dentes com a torneira fechada, lavar a louça sem deixar a torneira aberta, reaproveitar água da chuva e não lavar as calçadas com a mangueira são ações que contribuem para o meio ambiente.

5º lugar: Eslovênia

A capital da Eslovênia, Ljubljana, ganhou o Prêmio Capital Verde Europeia 2016 devido a sua estratégia de sustentabilidade “Visão 2025”, pelo reconhecimento de conscientização ambiental entre os seus cidadãos e pela implementação de uma série de medidas ecológicas na área urbana.

O que você pode fazer?

Evite usar sacolas plásticas ao fazer compras no supermercado. Utilize suas sacolas retornáveis que, além de mais resistentes, ainda duram mais tempo. Outra atitude urbana que pode ser feita é reciclar o lixo que você usa em casa como vidros, papéis, metais e plásticos. Em quase todas as cidades do país há coleta seletiva ou pontos de entrega de lixo reciclável.

Mudar o mundo começa pelo seu ambiente, com pequenas ações que contribuem para a construção de um mundo melhor. E você, o que faz para melhorar o planeta? O Yázigi se preocupa com a preservação do meio ambiente e a com a consciência global de cidadania, por isso, já beneficiou mais de 1.500 pessoas com projetos sociais e ganhou 13 prêmios pela Associação Franquia Sustentável. Quer nos ajudar a mudar o mundo? Venha para o Yázigi e torne-se também um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning