8 CURIOSIDADES SOBRE O CANADÁ

YZG | Cultura

23

JUN

Vimos muitas semelhanças entre Canadá e Estados Unidos e pouco ouvimos falar sobre suas reais diferenças. O Canadá pode estar pertinho de seu irmão mais velho, mas garantiu uma personalidade única e muito interessante. Nós já falamos aqui sobre as tradições do país mais amigável das Américas e agora falaremos sobre algumas das grandes curiosidades sobre o Canadá!

No Touching Zone

http://www.internationalboundarycommission.org/

A fronteira entre Estados Unidos da América e Canadá é a maior fronteira entre dois países no mundo. Ela se estende por 8.891 quilômetros, cortando 8 províncias canadenses e 13 estados americanos. Uma organização chamada International Boundary Commission cuida de toda a extensão da fronteira, demarcando com monumentos e limpando a vegetação logo acima da linha de divisão entre os dois países. Chamada de No Touching Zone, a fronteira entre os dois países é clara em boa parte de sua extensão, coisa possível de se enxergar até mesmo através de imagens de satélite, como as disponíveis no Google Maps.

O Canadá não usa o dólar americano

Apesar de óbvio para alguns, outros podem se surpreender ao descobrir que o Canadá não usa o dólar americano como sua moeda oficial. Usado como motivo de chacota pelos americanos, o dólar canadense historicamente tem sua cotação abaixo do dólar americano e se mantém há alguns anos em cerca de 70% de seu valor.

O Canadá possui o maior número de lagos de água doce do planeta

Existem 31.752 lagos de água doce com mais de 3 quilômetros quadrados. Desses, cerca de 561 tem mais de 100 quilômetros quadrados, mas não há estimativa para o número de lagos menores. O Brasil lidera a lista de países com mais água doce no mundo e o Canadá vem um pouco depois, com cerca de 9% de toda a extensão do país coberta por esse recurso tão valioso.

Segundo maior país do planeta

O Canadá é o segundo na lista de países com maior extensão territorial, perdendo apenas para a Rússia. Com 9.985.000 quilômetros quadrados, o país precisa de 6 fusos horários diferentes em todo seu território.

E além da variação no horário, as temperaturas no país também são bastante diferentes: a região norte é praticamente desabitada e fria a maior parte do ano, mas certas cidades ao sul podem chegar até 40°C no verão! E apesar de ser tão grande, sua população é relativamente pequena, com cerca de 35 milhões de habitantes.

A menor temperatura já registrada no país foi de -63°C em 1947

Que o Canadá é um país frio todos nós já sabemos. Com temperaturas negativas registradas em várias cidades no país ao longo de boa parte do ano, é fácil não se impressionar com uma sensação térmica de -30°C. Mas em 1947, na cidade de Snag, próxima ao Alaska, uma temperatura real de -63°C foi registrada, sendo até hoje o recorde de menor temperatura já registrada no continente americano.

Vancouver é um dos maiores centros de produção de filmes na América do Norte

Sim, você pode pensar que talvez as maiores cidades cinematográficas da América do Norte estariam apenas nos Estados Unidos, não é mesmo? Mas Vancouver aparece em muitos filmes, e quase sempre “interpretando” outras cidades, disfarçada com letreiros diferentes e uma ambientação modificada. A quantidade de profissionais capacitados e incentivos fiscais da cidade a tornam propícia para ser filmada, embora quase nunca como ela mesma.

Os moradores de uma pequena cidade precisam lidar com ursos polares todos os dias

Apesar de fofos e aparentemente amigáveis, ursos polares podem ser muito perigosos. E os moradores da pequena cidade de Churchill, na província de Manitoba, sabem muito bem disso, precisando lidar com os grandões ocasionalmente.

Durante os meses de outubro e novembro, o número de animais por perto da cidade cresce bastante, e uma preocupação constante é mantê-los afastados das pessoas. Por esse motivo, as pessoas são instruídas a não andar pelas ruas à noite, evitando o encontro inesperado com algum deles. E uma prática bastante comum é deixar carros destrancados na rua, tendo sempre uma escapatória em caso de emergência.

Há pontes que passam por cima de rodovias para os animais atravessarem

O Parque Nacional Banff, na província de Alberta, abriga muita vida selvagem. São ursos, pumas, glutões, alces e centenas de outras espécies que vivem por lá e teriam que atravessar a rodovia Trans-Canada, caso desejassem chegar do outro lado. Para resolver isso, o governo canadense criou 6 pontes exclusivas para a passagem dos animais, além de outros quase 40 pontos de passagem subterrâneos. Isso preveniu muitos acidentes que levavam à morte de muitos animais e de motoristas.

Se interessou e quer aprender mais sobre o Canadá? Confira os mitos de intercâmbio desse país maravilhoso! Aceite o Desafio Yázigi e tenha o domínio de idiomas necessário para explorar e conhecer o mundo! Inscreva-se no site e concorra a uma experiência internacional por mês.

Tweetar
Compartilhar
+1

Cursos Relacionados

CRIANÇAS

03 a 10 anos


CONHEÇA >

ADOLESCENTES

11 e 12 anos


CONHEÇA >

PRÉ-ADOLESCENTES

11 e 12 anos


CONHEÇA >

JOVENS E ADULTOS

A partir dos 13 anos


CONHEÇA >

ADULTOS

A partir dos 18 anos


CONHEÇA >

Y-Books Relacionados

©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning