7 LIVROS INCRÍVEIS PARA VOCÊ LER DURANTE AS FÉRIAS

YZG | Cultura

05

DEZ

As férias de fim de ano são o momento para você descansar e curtir as festas tão tradicionais do período. No intervalo entre uma coisa e outra, sempre sobra um tempinho para curtir um bom livro e, de quebra, ainda praticar o inglês não é mesmo? Então, se você também é um aficionado por literatura, vai curtir demais as dicas que nós separamos!

1984 - George Orwell

O livro é um dos maiores clássicos da literatura do século XX, moldando bastantes coisas do pensamento filosófico até mesmo dos dias atuais. A narrativa retrata um mundo distópico devastado por uma grande guerra mundial. Após o conflito, as nações foram abolidas e se tornaram três grandes territórios. A história acompanha Oceânia, região que reúne a Inglaterra, a Austrália, a Nova Zelândia e partes da África.

Nessa realidade existe uma força totalitária chamada Big Brother, ou O Grande Irmão, uma figura que vê tudo a todo momento. Assim, o livro trabalha temas relacionados ao totalitarismo e ao controle social, servindo como uma bela análise filosófica de modelos de vigia e de governo.

The power of habit - Charles Duhigg

O trabalho do repórter norte-americano Charles Duhigg oferece uma brilhante análise do comportamento humano através da nossa tendência de seguir padrões. Com uma série de estudos dos mais variados tipos, o autor mostra como os hábitos regem as relações sociais e as atitudes das pessoas.

Além disso, Duhigg utiliza-se de princípios neurológicos para ilustrar como a criação e a mudança de hábitos são exercícios importantes para ajudar a adotar atitudes e práticas que podem fazer a diferença na sua vida. Sem dúvida, o livro irá te trazer conhecimentos interessantes acerca da sociedade.

Wonder - R. J. Palacio

O romance, lançado em 2012, é um grande best-seller que ganhou até uma versão para os cinemas, que também foi um sucesso! A narrativa do livro acompanha a vida de Auggie Pullman, um garotinho com deformidades que, além dos problemas médicos, tem que enfrentar o preconceito e o olhar estranho das pessoas.

Pullman chega a uma nova escola particular de Nova York, tendo que fazer novos amigos e demonstrar como ele é uma pessoa legal e divertida. Não fique com vergonha de chorar lendo esse livro. Além de tudo, será uma grande reflexão sobre o respeito e o amor ao próximo.

Sapiens - Yuval Harari

Esse é um daqueles livros que quando chegou já chamou a atenção da crítica e se tornou objeto de estudos para profissionais de diversas áreas. O trabalho de Harari traz uma série de estudos filosóficos e evidências científicas e biológicas que passam por toda a história da humanidade, desde a época das cavernas até a tecnologia do século XXI.

O argumento do autor defende que a capacidade humana de acreditar em coisas não tocáveis e visíveis - como histórias e mitos - foi responsável por construir a sociedade da maneira como ela é hoje. A obra oferece a você uma complexa discussão que irá servir muito para aumentar o seu background de estudos, além de render boas horas de reflexão.

The Shining - Stephen King

O longa-metragem The Shining, dirigido pelo premiado Stanley Kubrick, é um dos filmes mais conceituados do cinema. Porém, para os apaixonados por literatura a produção audiovisual, não supera nem de longe o livro de Stephen King.

A narrativa escrita pelo mestre do terror acompanha Jack, um escritor que aceita um trabalho de inverno em um hotel em um local remoto. O enredo constrói uma tensão gradativa que aumenta junto com a psicose do personagem principal, colocando a segurança da sua própria família em risco. O livro te renderá boas horas de distração para passar o tempo nas férias!

Blindness - José Saramago

A obra é uma das mais brilhantes e bem conceituadas do século XX, rendendo um Prêmio Nobel de Literatura ao escritor português José Saramago em 1998. A história começa com um homem que se vê cego no trânsito. Logo se transforma em epidemia e espalha a cegueira branca por toda a cidade.

Tentando reparar o problema, o governo recolhe as pessoas infectadas e as coloca em quarentena. A partir daí, o livro oferece uma interessante análise das condições humanas e de como as pessoas podem agir em situações de estresse e de tensão. Além de fazer parte do repertório para os vestibulares, a obra de Saramago é um convite para parar, fechar os olhos e refletir sobre o mundo.

Sophie’s world - Jostein Gaarder

Imagine a seguinte situação: aos 14 anos, às vésperas do décimo quinto aniversário, você começa a receber cartas misteriosas com questionamentos como “Quem é você?” e “De onde vem o mundo?”. Pois é assim que se inicia o romance escrito pelo norueguês Jostein Gaarder. Sofia, uma menina de 14 anos, começa a receber correspondências com perguntas filosóficas.

Durante o desenvolvimento dos capítulos, o leitor aprende junto com a personagem diversos temas da filosofia e da sociologia, contando com as ilustres participações de nomes como Platão e Sócrates. Além disso, há um mistério bem característico dos romances juvenis para acompanhar sua imersão nas teorias filosóficas!

Se você prefere passar o tempo curtindo uns bons filmes, nós também temos algumas dicas! Confira nossos posts:

Os filmes mais premiados do cinema

Filmes fáceis para aprender inglês

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um cidadão do mundo!

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning