7 JOVENS CIDADÃOS DO MUNDO QUE REVOLUCIONARAM A HISTÓRIA

YZG | Cultura

23

ABR

Algumas histórias são muito inspiradoras, e às vezes até pensamos que precisa ter muita idade para viver coisas incríveis e fazer a diferença no mundo. Mas você sabia que existem muitos jovens por aí que já estão transformando a política, o meio ambiente e até a educação no nosso planeta?

É muito importante batalhar por aquilo em que você acredita, mas às vezes falta motivação. Confira algumas histórias muito legais e aproveite a inspiração!

Malala Yousafzai

Imagem oficial do site Malala Fund.

Já foram publicados livros, documentários e muito conteúdo na internet sobre Malala. Em muitos países, a educação é um direito básico para homens e mulheres, crianças e adultos. Mas no Paquistão, o Talibã proíbe as mulheres de estudar.

Isso fez com que a pequena Malala, na época com 11 anos de idade, começasse sua luta pelo direito à educação. Suas ações começaram a ganhar repercussão, e o Talibã começou a perseguir a menina até conseguir acertá-la com um tiro na cabeça e outro no pescoço. Ela sobreviveu e, depois disso, ganhou o prêmio Nobel da Paz, tudo isso na adolescência! E ela fez muita diferença: o Malala Fund hoje garante a educação de cerca de 130 milhões de meninas pelo mundo!

Brittany Wenger

Imagem da página oficial do Google Science Fair.

Muitas pessoas, quando passam por uma situação difícil, ficam motivadas e fazem o possível para resolver as questões que causaram seu problema e garantir que outras pessoas não sofram o mesmo. Isso foi o que aconteceu com a norte-americana Brittany Wenger.

Quando sua prima descobriu um câncer de mama, ela desenvolveu uma forma de estudar a genética de pacientes e encontrou uma maneira de descobrir o risco de câncer. Com essa pesquisa, aos 15 anos, ela ganhou o prêmio Google Science Fair, e continuou desenvolvendo sua ferramenta. Aos 17 anos, ela já tinha aprimorado o dispositivo a ponto de detectar cânceres gravíssimos e até leucemia!

Dylan Mahalingam

Imagem oficial do site Dylan Mahalingam.

Aos 9 anos, Dylan Mahalingam fundou nos Estados Unidos, seu país de origem, uma instituição que visa dar poder aos jovens. A Lil’ MDGs tem como objetivo encorajar e auxiliar crianças e adolescentes pelo mundo a alcançar os objetivos do milênio, estipulados pelas Nações Unidas. Os Objetivos do Milênio são um conjunto de ações que precisam ser tomadas para transformar o planeta como o conhecemos e estabelecer um novo padrão de vida pelo mundo. A instituição de Dylan já mobilizou 3 milhões de crianças em 41 países!

Iqbal Masih

Imagem oficial do site do United States Department of Labor.

A história do paquistanês Iqbal Masih parece até filme: aos 4 anos, ele foi vendido para uma fábrica de tapetes por sua família, e lá tinha uma jornada de trabalho de 12 horas, sem receber alimentação diária. Aos 10 anos, conseguiu escapar, e foi aí que começaram suas ações contra o trabalho infantil.

Sua história ficou conhecida no mundo e conseguiu mobilizar muitas pessoas. Aos 12 anos, recebeu o Prêmio Reebok de Direitos Humanos, mas no ano seguinte foi assassinado misteriosamente. Como homenagem póstuma e forma de prosseguir com seu trabalho, o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos criou um prêmio chamado Iqbal Masih para contemplar as mais importantes ações contra o trabalho infantil.

Severn Cullis-Suzuki

Imagem do Instagram oficial de Severn Cullis-Suzuki.

Talvez você já tenha visto por aí o vídeo de uma menina de 12 anos fazendo um discurso muito imponente na conferência Rio-92. Essa menina é a canadense Severn Cullis-Suzuki, e ficou famosa como “a menina que calou o mundo por 5 minutos”. Isso porque ela foi chamada para uma pequena fala de encerramento na conferência e aproveitou para cobrar ministros, chefes de Estado e presidentes sobre suas ações com relação ao meio ambiente, a pobreza e as condições de vida da população mundial.

Tudo isso aconteceu porque, junto a 3 amigos, Severn fundou a ECO: Organização das Crianças para o Meio Ambiente. Assim, eles arrecadaram dinheiro e participaram da Rio-92, ganhando visibilidade para suas questões. Hoje Severn tem 38 anos e continua sua vida como ativista, atuando junto à política no Canadá.

Louis Braille

O caso do francês Louis Braille é o mais antigo, mas realmente mudou a vida de muitas pessoas no mundo todo. Aos 3 anos, o jovem francês sofreu um acidente na oficina de seu pai e acabou ficando cego. Preocupados em dar uma vida boa para o filho, eles o matricularam na escola, e o jovem conseguia aprender muito apenas ouvindo os conteúdos.

Mas aos 12 anos, conheceu um sistema chamado escrita noturna, usado por marinheiros franceses. A partir daí, Louis começou a desenvolver seu próprio método de escrita, e aos 15 anos, já tinha estruturado o método Braille, que até hoje é usado no mundo todo.

Rene Silva

Imagem do blog Rene Silva.

Rene Silva é um jovem morador do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Ele tinha 11 anos de idade quando fundou o jornal Voz da Comunidade, que falava sobre os problemas que sua comunidade enfrentava, por meio de impressões feitas com xerox, em papel A4. O jornal foi ganhando visibilidade e, após 6 anos, ele postou em sua conta no Twitter detalhes ao vivo sobre a ocupação do complexo do Alemão, servindo de fonte para os principais jornais do país.

Aos 19 anos, Rene publicou seu primeiro livro e foi convidado a ministrar palestras em congressos e universidades, como a Universidade de Harvard. Com toda a visibilidade que conquistou, o jornal Voz da Comunidade se tornou uma fonte de notícias imparcial, muitas vezes até corrigindo as notícias sensacionalistas que saíam sobre o local.  

Esses jovens fizeram coisas incríveis pelo mundo, e cada um causou várias transformações em sua área de interesse e conhecimento. Utilize essas histórias como inspiração para se empenhar por aquilo em que você acredita. Aqui tem algumas dicas de coisas que você pode começar a fazer com 15 anos, então que tal escolher algumas delas e também começar a mudar o mundo?

Venha para o Yázigi!

Aceite o Desafio Yázigi e tenha o domínio de idiomas necessário para explorar e conhecer o mundo! Inscreva-se no site e concorra a uma experiência internacional por mês.

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning