5 PROJETOS SOCIAIS QUE USAM O ESPORTE PARA MUDAR VIDAS

YZG | Cultura

20

FEV

Muito além das badaladas finais da Champions League, do Super Bowl, do Grand Slam ou da maratona olímpica transmitida para todo o mundo, o esporte tem um lugar de vital importância para a sociedade. Mais do que apenas formar atletas reconhecidos mundialmente, as práticas desportivas também transformam vidas e ajudam os jovens a se desenvolver. Veja alguns exemplos de iniciativas que utilizam os esportes para auxiliar crianças e adolescentes mundo afora.

Instituto Bola pra Frente

O Instituto Bola pra Frente é uma entidade fundada no ano de 2000 pelo Jorginho, ex-jogador campeão do mundo com o Brasil em 1994! Há mais de 18 anos, a fundação apoia crianças de áreas periféricas e socialmente vulneráveis. Atendendo mais de 450 jovens entre 6 e 17 anos, regularmente matriculados na escola, a entidade procura promover o protagonismo do jovem e o diálogo com a família e a escola.

O instituto possui o Projeto Cruzamento Perfeito, que procura integrar esporte e cultura para a promoção de uma formação integral. O jovem vai à escola em um período, e no outro concentra-se em aprender diferentes esportes, como vôlei, futebol e basquete, além de outras atividades, como música e inglês.

Football for Unity

A iniciativa vem do Reino Unido e busca dar suporte a jovens de baixa renda do Reino Unido, unindo pessoas de diferentes religiões, etnias e contextos sociais por meio do futebol. Cada turma do projeto atende 50 crianças por vez - conhecido como Friends for Unity - em aulas semanais de 90 minutos, durante 10 meses. Nesses encontros os alunos têm a oportunidade de estudar a tática e a técnica do futebol.

Além disso, o projeto traz lições de cidadania, desenvolvimento cultural, relacionamento interpessoal, saúde e bem-estar. O lema do Football for Unity é pregar a igualdade, utilizando a educação e o conhecimento para combater o ódio. A proposta da entidade é se expandir mundo afora, levando as aulas para outros países. O ex-jogador argentino Diego Maradona foi alçado ao cargo de presidente da Football for Unity da América Latina, buscando apoiar o projeto.

Sporting Equals

A fundação - também britânica - existe para promover a prática desportiva para comunidades BAME, que envolvem asiáticos, negros e minorias étnicas. A Sporting Equals trabalha com o apoio de projetos em outras regiões, atuando diretamente com governos, autoridades e outros órgãos responsáveis pelo apoio aos esportes. Ao todo, são mais de 5000 organizações que possuem alguma relação.

A iniciativa também promove eventos pela Inglaterra, como Tennis Serve Project, que leva a prática do tênis para regiões onde ela nunca esteve, e uma parceria com o Queens Park Rangers - time de futebol inglês - na busca por talentos. A fundação possui uma série de apoiadores famosos, como o piloto Lewis Hamilton e a medalhista olímpica do atletismo Denise Lewis.

Fundación Leo Messi

A fundação possui uma relação bem próxima com o próprio atleta que dá o nome: Messi! O jogador do Barcelona possui em sua história de vida as dificuldades com os tratamentos caros de um problema de saúde na infância. O projeto procura oferecer um suporte nesse sentido, ajudando jovens de diferentes idades e nacionalidades que possuem alguma enfermidade e precisam custear remédios e acompanhamentos médicos.

Além disso, a Fundación Leo Messi apoia outros institutos mundo afora. Seus principais guias se baseiam na promoção da educação, direito fundamental de todos para o desenvolvimento enquanto indivíduo. O esporte é definido como uma ferramenta importante de inclusão na sociedade, por isso a fundação promove a construção de centros esportivos, eventos e a criação de outras organizações esportivas em diversos países.

Instituto Projeto Neymar Jr.

O projeto também leva o nome de um jogador de futebol reconhecido mundialmente, o brasileiro Neymar Jr. Sediado no bairro Jardim Glória, região de Santos-SP, a associação sem fins lucrativos atende famílias de baixa renda da Praia Grande, buscando tirar jovens de áreas de risco e socialmente vulneráveis. Segundo o site do projeto, ao todo são mais de 10 mil pessoas impactadas pela iniciativa.

Para participar das atividades do instituto, os jovens entre 7 e 17 anos precisam estar regularmente matriculados na rede pública de ensino e apresentar uma frequência superior a 60%. Através da promoção da prática esportiva, é possível auxiliar com o desenvolvimento motor da criança e do adolescente, além de ensinar importantes lições de disciplina e comprometimento. No local - com mais de 8.4km² de instalações - ainda há apoio médico, bibliotecas e outras atividades culturais para os alunos atingidos.

O Yázigi também promove uma série de atividades sociais pelo Brasil. Conheça algumas delas:

4 projetos Yázigi pelo Brasil que você precisa conhecer

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um cidadão do mundo!

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning