5 COISAS QUE MOSTRAM POR QUE A SUSTENTABILIDADE É IMPORTANTE

YZG | Cultura

12

FEV

O conceito de “sustentabilidade” envolve toda uma preocupação com um desenvolvimento da sociedade que não contribua com a destruição do meio ambiente. O termo e suas variações defendem que os seres humanos podem evoluir em conjunto com a preservação da fauna, da flora e dos recursos energéticos do nosso planeta.

Para tal, é preciso despender esforços de toda a sociedade: governos, empresas e indivíduos. É vital pensarmos em uma série de mudanças de atitudes sustentáveis, não apenas como forma de preservarmos o que está ao nosso redor, mas também como um meio de termos uma vida melhor, conforme explicamos nos itens a seguir. Confira!

Respirar ar puro

Segundo estudos divulgados pela OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 90% da população mundial está exposta a níveis perigosos de poluição do ar. Essa exposição é responsável por 7 milhões de mortes anuais, causadas principalmente por problemas no pulmão e no cérebro. Segundo a mesma organização, a principal fonte dos poluentes presentes no ar vem dos escapamentos dos veículos, das usinas de energia e da agricultura.

Nesse sentido, a redução das emissões dos gases pelos carros seria fundamental para melhorar a qualidade do ar, principalmente nas grandes cidades. O incentivo à utilização do transporte público e a criação de veículos movidos a outros tipos de energia - como os carros elétricos - são medidas essenciais em qualquer local. Além disso, cabe ao governo estabelecer políticas públicas que cobrem das empresas uma produção mais sustentável, sem a liberação de tantos poluentes na atmosfera.

Beber água pura

Não é só o ar que vive constantemente poluído; o mesmo acontece com a água. Um estudo da Fundação SOS Mata Atlântica apontou que apenas 12 de 294 rios analisados possuem água boa para consumo. Toda essa poluição, associada ao desperdício, serão decisivos para a falta do recurso nos próximos anos. Segundo um relatório da ONU, em 2050 cerca de 5 bilhões de pessoas sofrerão com a escassez dos recursos hídricos.

Economizar água dentro de casa é uma ajuda muito importante para evitar o desperdício. Não gastar energia à toa também é fundamental, já que as hidrelétricas são fontes de produção energética. Os governos são responsáveis por fiscalizar as empresas, criando regulamentações que as façam controlar o gasto dos recursos hídricos durante a realização dos seus processos.

Andar por ruas limpas

O Jornal Hoje, da Rede Globo, apresentou, ainda em 2015, uma reportagem indicando que os brasileiros produziam cerca de 80 milhões de toneladas de lixo em um ano, sendo que 30% desse volume poderia ser reciclado, mas não é o que acontece: apenas 3% era reciclado. A sujeira na cidade acaba sendo um reflexo de uma produção desenfreada e desordenada de dejetos que não encontram um descarte sustentável.

Em primeiro lugar, podemos pensar na redução do lixo. Há uma série de materiais caseiros que podem ser reaproveitados, como o clássico uso do copo de requeijão. Não é preciso sentir “vergonha” de reutilizar as coisas! Além disso, é fundamental separar o lixo em reciclável e não reciclável, procurando cobrar das entidades responsáveis uma realização correta dos processos de reciclagem.

Ver uma floresta assim

Em 2012, o IBGE divulgou a pesquisa Indicadores de Desenvolvimento Sustentável, onde mapeou o desmatamento nos principais biomas do país. À época, a Mata Atlântica possuía apenas 12% de sua área original. A caatinga registrava a perda de 45,6% do seu território. Já os pampas gaúchos sofreram com 54% do seu espaço desmatado.

A indústria é uma das grandes responsáveis pelo desmatamento, buscando matérias-primas e áreas para o plantio ou para a criação de animais. Cabe aos governos a criação de espaços a serem preservados e a fiscalização dos mesmos. Aos consumidores, é fundamental pensar em um consumo sustentável, tanto de produtos quanto de alimentos. Procure também entender mais sobre as marcas que você consome, pesquisando a maneira com que elas lidam com o meio ambiente para a produção.

Uma família feliz

A poluição do ar, a contaminação dos rios e mares, o armazenamento de lixo em locais impróprios e o desmatamento de áreas florestais são responsáveis pela diminuição de uma série de espécies de animais. A utilização agressiva do meio ambiente atrapalha consideravelmente a fauna em seu habitat natural.

O desenvolvimento sustentável e a preocupação com a preservação ambiental desencadeiam uma série de melhorias que ajudam a salvar espécies de animais em todo o mundo, mantendo intactos seus habitats naturais e resguardando-as de todos os problemas do convívio com os seres humanos.

No seu dia a dia, é possível concentrar-se na mudança de alguns hábitos que criam uma vida mais sustentável. Evite o desperdício de água e de alimentos, separe o lixo, reduza o consumo e pesquise sobre as marcas que você compra. Com atitudes simples você ajuda a criar um estilo de vida mais preocupado com o meio ambiente e com a preservação dos animais.

Vamos juntos em busca de um mundo mais sustentável! Acompanhe também outros posts sobre o assunto:

5 atitudes que você pode tomar para ter um estilo de vida mais sustentável

4 projetos Yázigi pelo Brasil que você precisa conhecer

Dia da Árvore: o que você pode fazer agora mesmo para ajudar o meio ambiente

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um cidadão do mundo!

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning