QUAIS SÃO AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO?

YZG | Cidadão do mundo

17

SET

Você sabia que a lista original das Sete Maravilhas do Mundo foi organizada centenas de anos atrás? O historiador grego Heródoto e o poeta e mitógrafo grego Calímaco são os responsáveis por criar a primeira lista com os monumentos mais importantes da sua época! Os seus escritos - inicialmente guardados no Museu de Alexandria - não sobreviveram ao tempo, e as escolhas da dupla mantiveram-se vivas apenas em referências. 

Assim como os seus documentos, seis das sete maravilhas clássicas escolhidas pela dupla já deixaram de existir, como os Jardins suspensos da Babilônia e a Estátua de Zeus em Olímpia, e hoje apenas as Pirâmides de Guizé sobrevivem. Por esse motivo, ao longo da história recente, muitos escritores e organizações arriscaram-se a criar suas novas listas, incluindo outros monumentos notáveis ao redor do mundo.

No ano 2000, a organização suíça New7Wonders deu início a um movimento para eleger as Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Na ocasião, mais de duzentos monumentos de diversos países foram avaliados, e 21 finalistas foram escolhidos. Por fim, no mês de julho de 2007, os resultados foram anunciados oficialmente durante um evento na cidade de Lisboa, em Portugal. Que tal conhecer os monumentos escolhidos e algumas curiosidades sobre eles? Se liga! 

Muralha da China

A construção da Muralha da China ocorreu entre III a.C. e XVII d.C. A estrutura foi idealizada para proteger os impérios chineses contra as invasões inimigas, e começou a ser projetada por ordens do imperador chinês Qin Shi Huang. Além de seu caráter militar, a construção ainda foi utilizada para auxiliar no controle da fronteira e dos fluxos de migração, garantindo a oportunidade de coletar impostos das mercadorias que entravam ou saiam do país.

Hoje, a Muralha da China é considerada uma das maiores construções do mundo! Ao todo, a sua extensão alcança quase 8.850 quilômetros, mas acredita-se que se as barreiras naturais forem consideradas, ela pode chegar a impressionantes 21.000 quilômetros. Surpreendente, não é mesmo?

Cristo Redentor

O Brasil também está entre os países que possuem uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno em seu território! O monumento brasileiro escolhido foi a escultura do Cristo Redentor, localizada no topo do Corcovado, na cidade do Rio de Janeiro. A construção teve início no ano de 1926, foi projetada pelo polonês Paul Landowski e construída pelo brasileiro Heitor da Silva Costa ao lado do francês Carlos Oswald. 

Ao todo, a escultura tem mais de 30 metros de altura, enquanto os seus braços abertos somam impressionantes 28 metros. O Cristo foi feito de concreto armado e pedra-sabão, e até hoje é considerado a maior escultura do estilo Art Déco do mundo - e um dos mais importantes cartões-postais do nosso país. :)

Petra

Esculpida em arenito, a antiga cidade de Petra ainda consegue tirar o ar dos seus visitantes! A coloração das pedras torna a cidade toda cor-de-rosa e dá a ela o apelido de “Cidade Rosa”. Linda, não é mesmo? :) Localizada no sul da Jordânia, a cidade de Petra estabeleceu-se por volta de 300 a.C. e era considerada a capital dos nabateus, povo árabe de tradição nômade. 

Assim, a região tornou-se um grande centro econômico para as sociedades antigas. No entanto, com a mudança das rotas comerciais e os grandes terremotos, o local entrou em declínio e foi abandonado. Ao longo de sua história, Petra também ficou conhecida pelas suas majestosas construções esculpidas em pedra, seus jardins impressionantes e seu avançado sistema de água. Foi descoberta pelo mundo ocidental em 1812 e hoje é considerada uma cidade histórica e arqueológica extremamente importante!

Coliseu de Roma

Localizado no centro da cidade de Roma, na Itália, o Coliseu impressiona quem passa nas proximidades. Com dimensões próximas a 190 metros por 150 metros, a obra é considerada um dos maiores anfiteatros já construídos em toda a história, e tem capacidade para receber até 50 mil espectadores. 

A construção foi iniciada pelo imperador Vespasiano em 71 d.C. e concluída nove anos depois por seu sucessor, Tito. Desde a sua criação, o espaço é considerado um dos maiores símbolos do Império Romano. Ao longo da história antiga, recebeu uma série de espetáculos públicos, sobretudo lutas de gladiadores, peças de teatro e execuções públicas, somando a estimativa de que mais de 500 mil pessoas perderam a sua vida no local. 

Machu Picchu

Localizada na região de Cusco, no Peru, a cidade de Machu Picchu foi construída pela civilização inca durante o século XV e ocupa o topo de uma montanha a mais de 2.430 metros acima do nível do mar! A região ainda mantém conservadas as suas casas, templos, praças e terraços agrícolas, estruturas que impressionam pela capacidade de terem se mantido firmes mesmo com a ação dos fenômenos naturais. 

A região foi descoberta apenas em 1911, e por isso também é chamada de “Cidade Perdida dos Incas”. Como passou muitos anos “escondida”, a região tem boa parte de suas estruturas em bom estado de conservação, o que instiga estudiosos e também atrai visitantes e curiosos de todas as partes do mundo.

Chichén Itzá

Considerada um importante centro político e econômico, a antiga Chichén Itzá era a capital da civilização maia, cuja construção ocorreu em 450 a.C. Localizada na península de Yucatán, no México, a cidade presentou a sociedade com um amplo legado cultural e arquitetônico dos maias, e entre os principais destaques da região, estão o Templo de Chac Mool, a Praça das Mil Colunas e o Campo de Jogos dos Prisioneiros. 

Ainda, o destino conta com a pirâmide El Castillo, conhecida também como o Templo de Kukulcán, deus da serpente. A construção desperta o interesse dos visitantes sobretudo durante os equinócios da primavera e do inverno. Nessa época do ano, a posição do sol é capaz de criar uma sombra semelhante à de uma cobra descendo as escadas ao incidir sobre as laterais da construção. Bacana, né?

Taj Mahal

Imponente, o Taj Mahal rouba a atenção dos visitantes que passam pela cidade de Agra, na Índia. A construção foi feita pelo imperador Shah Jahãn para homenagear sua falecida esposa, Mumtaz Ma?al. Considerado uma das maiores referências da arquitetura mongol em todo o mundo, o monumento levou 22 anos para ser concluído, e nele trabalhou uma equipe de mais de 20 mil homens. 

Além da cúpula central, espaço que guarda o túmulo de Mumtaz, o Taj Mahal ainda tem um imenso e exuberante jardim ao seu redor. A construção também é extremamente detalhada e possui diversas pedras preciosas incrustadas em sua estrutura, além de fios de ouro adornando o seu interior. 

E aí, qual maravilha do mundo moderno você mais gostou e pensa em conhecer? O contato com a história de outros povos e culturas diferentes pode ser um processo extremamente enriquecedor e positivo! Se você é um Cidadão do Mundo e ama viajar, aproveite a visita ao nosso blog e confira outras dicas especiais que nós já preparamos para você colocar o pé na estrada:

Que tipo de viajante é você?

As 5 cidades com a maior diversidade cultural do mundo

Explore o mundo com o Yázigi Travel! 

Aprender inglês pode ser uma aventura inesquecível! Conheça os programas de intercâmbio do Yázigi Travel e escolha o próximo destino da sua viagem. Seja você também um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning