O QUE NÃO PODE SER JOGADO NO LIXO COMUM?

YZG | Cidadão do mundo

27

NOV

Você sabe que é importante ter alguns cuidados na hora de descartar o lixo, certo? Uma das coisas para ficar atento quando separar os resíduos são os itens que não podem ser descartados no lixo comum, por exemplo, aqueles que possuem substâncias tóxicas, como a pilha. Existem outras coisas que estão no nosso cotidiano que também devem ser descartadas de forma diferente. Acompanhe o post para saber quais são elas!

Pilhas e baterias

Esses itens contêm metais pesados, e quando entram em contato com o solo, podem contaminar a terra e os lençóis freáticos. A dica é ter um lixinho apenas para descartar as pilhas e baterias que não serão mais usadas. Hoje em dia, existem aterros sanitários exclusivos para o descarte desses itens, amenizando os danos ao meio ambiente. 

Óleo de cozinha

Quando o óleo de cozinha é descartado de forma incorreta, como na pia, ele contamina a água e o solo, e fica retido nos canos de esgoto, atraindo causadores de doenças. Por isso, coloque o óleo usado numa garrafa pet e leve até um local de reciclagem. 

Lâmpadas fluorescentes

Esse tipo de lâmpada possui mercúrio e metais poluentes. Para que elas não prejudiquem o meio ambiente, como pela poluição do solo e das águas, é importante descartá-las em local adequado. A dica é embalar as lâmpadas em folhas de jornal para jogar fora!

Lixos eletrônicos

Eletrônicos, como celulares, TVs e computadores, não podem ser descartados de forma comum, pois são considerados “lixos eletrônicos” e também possuem uma quantidade de metais pesados significativa em sua estrutura. Em muitas cidades existem vários pontos de descarte para esses materiais. 

Termômetros

Se o termômetro que você tem em casa, para saber se está com febre ou não, quebrar, você deve descartá-lo de um jeito diferente. Em sua composição, há o mercúrio, que pode contaminar as águas e o meio ambiente em geral. Caso o vidro do termômetro esteja quebrado, lembre-se de não encostar no mercúrio! Coloque-o num saquinho plástico bem fechado e descarte corretamente. 

Medicamentos

Os remédios não devem ser descartados nos lixos comuns! Eles possuem substâncias químicas capazes de poluir o solo e devem ser levados até farmácias e outros locais que fazem o descarte correto, já que fazem parte da categoria “lixo hospitalar”, assim como rejeitos radioativos e instrumentos como bisturis e agulhas.

Viu só como temos que ficar atentos na hora de separar o lixo da nossa casa? Mude seus hábitos e colabore com a preservação do meio ambiente! Veja outros posts sobre sustentabilidade no blog:

Conheça as maiores ongs ambientais do Brasil

5 coisas que mostram por que a sustentabilidade é importante

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning