O QUE É A AGENDA 2030?

YZG | Cidadão do mundo

29

NOV

Constantemente, vemos notícias sobre a falta de recursos, a violência e outros problemas que atingem certas regiões do planeta, mas você sabia que existe um projeto chamado Agenda 2030, que visa a mudança desse cenário? Não? Então continue aqui no texto que vamos te explicar o que é e quais os objetivos desse projeto.

A Agenda 2030

Criado pelos Estados Membros da Organização das Nações Unidas (ONU), o programa faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e lista 17 pontos que ainda precisam ser mais explorados para melhorar a sociedade, os países e o planeta, além de erradicar certos problemas que assolam algumas nações. Confira quais são esses 17 pontos abordados na Agenda 2030.

1 - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares

A meta é, até 2030, acabar com a pobreza extrema em todos os lugares que são afetados por esse problema. Isso deve ser feito por meio de medidas nacionais que combatam a pobreza e proporcionem uma vida digna a todas as pessoas.

2 - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e a melhoria da nutrição, e promover a agricultura sustentável

No âmbito da fome, o objetivo é garantir o acesso de todas as pessoas do mundo à comida. O desenvolvimento da agricultura sustentável também é uma bandeira erguida para que as produções agrícolas preservem o ecossistema, e para isso é necessário o investimento em estudos e pesquisas para buscar alternativas para os tipos de produções atuais.

3 - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar a todos, em todas as idades

Esse tópico é destinado a reduzir as taxas de mortalidade materna, neonatal e infantil, além de erradicar doenças como AIDS, tuberculose, hepatite e malária, e combater o consumo exagerado de álcool, drogas e tabaco. O objetivo é também apoiar as pesquisas de desenvolvimento de vacinas e promover o acesso fácil a remédios e tratamentos de doenças.

4 - Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizado ao longo da vida para todos

O objetivo desse item é desenvolver o acesso e a qualidade da educação, para que todas as pessoas tenham condições mínimas de estudar em níveis básicos, técnicos e superiores.

5 - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas

Assunto amplamente abordado nos últimos anos, o item 5 da lista procura acabar com a violência e discriminação contra meninas e mulheres, além de estimular o empoderamento feminino na luta por direitos iguais.

6 - Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos

Em muitas regiões do mundo, pessoas sofrem com a falta de água potável e saudável. Esse item da ODS pretende que até 2030 todas as pessoas tenham acesso a fontes confiáveis de água.

7 - Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos

Assim como a água, muitos não têm serviço de energia em casa. Portanto, até 2030 o objetivo é levar para todos um sistema de energia de qualidade e desenvolver cada vez mais as energias renováveis.

8 - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos

Esse tema pretende incentivar o crescimento econômico dos países de maneira inclusiva e sustentável, diminuir a taxa de desemprego e acabar com a exploração da mão de obra infantil.

9 - Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação

Voltado para a modernização da infraestrutura das indústrias para torná-las mais sustentáveis e inovadoras. 

10 - Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles

O décimo item sugere que até 2030 os países promovam a inclusão social, econômica e política de todos os seus habitantes. Além disso, é preciso melhorar a integração entre os países, nos processos de imigração e nas questões comerciais.

11 - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

Essa ODS prevê a garantia do acesso de todos às moradias seguras, com infraestrutura digna e preço acessível, e a ajuda dos países com mais condições financeiras aos países menos desenvolvidos.

12 - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis

Estipula que até 2030 as pessoas usem os recursos naturais da Terra de maneira consciente e eficiente, além de estimular a diminuição do uso de produtos que são prejudiciais ao meio ambiente.

13 - Tomar medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e seus impactos

Assunto muito discutido nos últimos anos, esse item tem como objetivo conscientizar a todos sobre os efeitos que as mudanças climáticas podem causar, e ainda estimular a busca por alternativas na redução da emissão de poluentes no cotidiano de cada pessoa.

14 - Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável

Diretamente ligado com o item anterior, esse tópico é voltado para o uso correto da água do planeta e para o desenvolvimento de políticas sustentáveis para a exploração dos recursos marinhos.

15 - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade

Também relacionado à exploração correta do solo, esse item prevê a redução do número de queimadas nas florestas e matas, acabar com a exploração ilegal de madeira e diminuir os números do tráfico de animais e de espécies em extinção.

16 - Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis

Até 2030 pretende-se reduzir o número de casos de violência e mortalidade em todos os lugares do planeta, e assim acabar com a exploração, o tráfico e quaisquer formas de violência contra crianças. Acabar com a corrupção e todos os tipos de crimes relacionados à economia.

17 - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

O último item das ODS é relacionado às questões financeiras, tecnológicas e comerciais envolvendo os países. Busca-se a melhora nas relações comerciais entre as nações e a maior capacitação da população.

Como você leu agora, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estão relacionados a diversos pontos do cotidiano das pessoas e conta com a ajuda de todos para que até 2030 o mundo esteja se desenvolvendo de maneira sustentável e respeitosa.

Se você gostou deste post, confira outros textos no nosso blog!

5 coisas que mostram por que a sustentabilidade é importante

6 medidas já aprovadas para promover a sustentabilidade no futuro

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning