FILMES E DOCUMENTÁRIOS SOBRE SUSTENTABILIDADE QUE VOCÊ PRECISA ASSISTIR

YZG | Cidadão do mundo

03

OUT

Se você curte bons documentários e deseja ampliar os seus conhecimentos sobre sustentabilidade, este post é para você! :) O Yázigi escolheu sete longas-metragens sobre consumo, redução de lixo, aquecimento global, energias renováveis e outros temas para ajudar você a conhecer diferentes opiniões e visões sobre esses assuntos. Se liga! 

The Story of Stuff (2007)

Com ritmo acelerado, a animação The Story of Stuff traz um olhar crítico sobre os padrões de produção e consumo atuais. O curta é repleto de fatos interessantes sobre como é o nosso relacionamento com as coisas e de que maneira isso afeta questões sociais e ambientais ao redor do mundo. O filme fez tanto sucesso que deu origem ao projeto The Story of Stuff Project. No site oficial, você pode conferir outros curtas sobre a história dos cosméticos, produtos eletrônicos, microfibra e até da água! Bacana, né? Disponível no YouTube. 

No Impact Man (2007)

É possível levar uma vida saudável e tranquila sem produzir tanto lixo? O documentário No Impact Man busca uma resposta para esse questionamento com uma proposta inusitada! O longa-metragem acompanha a família Beaven, e conta como todos deixam para trás a sua vida confortável para viver um ano sem causar impactos ambientais. Com olhar divertido e bem-intencionado, nós percebemos como o sonho de alguém pode desencadear um experimento para lá de curioso - e quais são os seus resultados para a natureza e também para as relações familiares. 

Before the Flood (2016)

Dirigido pelo ator e também ativista ambiental Leonardo DiCaprio em parceria com a National Geographic, o documentário Before the Flood viaja ao redor do mundo para explorar as consequências do aquecimento global e entender quais as ações que estão sendo tomadas para reverter esse quadro. Para discutir o tema, DiCaprio entrevista grandes personalidades, como Papa Francisco, Barack Obama e Ellon Musk. Com visão realista e dados alarmantes, o documentário provoca olhar questionador sobre as mudanças climáticas e os seus resultados para o meio ambiente. Disponível no Netflix. 

Cowspiracy: the Sustainability Secret (2014)

O documentário Cowspiracy foi dirigido pelos norte-americanos Kip Andersen e Keegan Kuhn. O objetivo do longa-metragem é explorar como a agricultura animal em larga escala é uma indústria destrutiva e extremamente perigosa para o meio ambiente. Com os apontamentos de líderes do movimento ambientalista, nós entendemos porque esse tipo de agricultura é a principal causa do desmatamento, consumo de água e poluição em todo o planeta. Apesar de seu tom bem-humorado, Cowspiracy também revela dados chocantes e tenta entender porque há uma recusa internacional para discutir o tema. Disponível on-line e também na Netflix.

More than Honey (2013)

Você já imaginou o impacto que o desaparecimento de um inseto poderia causar em todo o planeta? Em More than Honey, nós descobrimos que inúmeras colônias de abelhas têm sido dizimadas ao longo dos últimos anos, e como a extinção desse animal pode afetar o equilíbrio da Terra. O documentário de Markus Imhoof corrobora a afirmação de Einstein e nos ajuda a entender a relação simbiótica entre os coletores de pólen e nós, humanos. Disponível on-line.

Catching the Sun (2015)

O documentário Catching the Sun explora o crescimento da recente indústria da energia solar e como ela pode influenciar a economia mundial e gerar novos empregos. O longa-metragem foi dirigido por Shalini Kantayya conta com a participação de diferentes personagens nesse novo segmento econômico, como trabalhadores desempregados na Califórnia, investidores chineses e até mesmo o assessor da Casa Branca. É uma oportunidade interessante para entender mais sobre as energias renováveis. Disponível na Netflix.

Amazônia eterna (2012)

Aqui no blog, nós já contamos para você por que a floresta amazônica é considerada um bioma tão importante, não é mesmo? No documentário Amazônia Eterna, com direção do carioca Belisario Franca, ambientalistas, ativistas, políticos, economistas e as populações indígenas e ribeirinhas discutem como explorar a floresta de maneira justa, responsável e sustentável, sem destruí-la. O longa-metragem traz um olhar interessante para compreender as diferentes vertentes da Amazônia e suas características sociais, políticas e econômicas, e apresenta os fundamentos da economia verde. Disponível on-line.

E aí, qual título você mais curtiu? Conta pra gente nos comentários. Se você gostou desse post e deseja ficar por dentro de outros temas importantes relacionados à sustentabilidade, aproveite a visita ao nosso blog e leia também: 

6 problemas que serão causados pelo aquecimento global

Será que estamos fazendo o suficiente pelo meio ambiente?

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning