CONHEÇA AS MAIORES ONGS AMBIENTAIS DO BRASIL

YZG | Cidadão do mundo

17

OUT

Você sabe o que é uma ONG? A sigla significa Organização Não Governamental, e elas são grupos solidários que buscam dar visibilidade e melhorar algum setor da sociedade. Por não terem fins lucrativos e não serem ligadas a governos, as ONGs têm papel fundamental para negociar com políticos e pressioná-los nas lutas escolhidas por cada organização.

Hoje em dia o debate em torno dos problemas com o meio ambiente tem ganhado mais força. Por isso, reunimos neste post uma lista com as 5 maiores ONGs de meio ambiente do Brasil.

SOS Mata Atlântica

Criada em 1986, a organização foi desenvolvida por cientistas, empresários, jornalistas e militantes das questões ambientais. A missão dos colaboradores é desenvolver na sociedade o senso de preservação da Mata Atlântica por meio de palestras e ações, passando o entendimento de que os seres humanos fazem parte da natureza, portanto devem lutar pela sua defesa.

Conservação Internacional Brasil (CI-Brasil)

A CI-Brasil também age na preservação do meio ambiente, espalhando conceitos de sustentabilidade por meio de projetos educacionais, culturais e socioambientais. 

Criada em 1990, a ONG faz um monitoramento do desmatamento e da destruição da flora brasileira, focada nas regiões norte e nordeste do país, onde os índices são mais altos. A organização entende que somos dependentes da natureza para termos comida, água e padrão de saúde adequado, portanto devemos preservá-la.

WWF Brasil

Importante e conhecida ONG, a WWF Brasil é parte da WWF (sigla em inglês para Fundo Mundial para a Natureza), de alcance mundial e atuante em mais de 100 países.

No Brasil desde 1996, a entidade visa a mudança no cenário de destruição ambiental e a conscientização da importância da biodiversidade para as nossas vidas. 

Além do mapeamento de destruição do meio ambiente, a WWF Brasil investe no desenvolvimento de novas políticas públicas sustentáveis capazes de substituir as convencionais. A atuação vai desde as pesquisas sobre novas formas de gerar energia até o ensinamento do consumo consciente de carne e da pesca responsável.

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS)

Criada em 1992, a FBDS atua diretamente na elaboração de projetos de desenvolvimento sustentável e na capacitação das pessoas para a melhoria das questões ambientais. 

Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ)

Criado em 1992 com o intuito de preservar a espécie de primata mico-leão-preto, o IPÊ cresceu e abriu os horizontes para a preservação do meio ambiente de forma geral, e não apenas de algumas espécies de animais. 

Utilizando a metodologia de ensinar as comunidades locais a entender a importância dos recursos naturais e da biodiversidade, a organização tem o objetivo de preservar espécies raras de animais e ajudar na conservação das matas e florestas.

Preserve

Como vimos, as ONGs são importantes para informar as pessoas sobre os reais problemas ambientais do país, além de ensinar a população e pressionar as autoridades para buscarem alternativas menos destrutivas ao meio ambiente. Mas não pense que só eles têm função de preservar o meio ambiente; todos nós podemos ajudar com pequenas atitudes. Confira outros posts sobre esse tema:

Será que estamos fazendo o suficiente pelo meio ambiente?

5 coisas que mostram por que a sustentabilidade é importante

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning