6 PROBLEMAS QUE SERÃO CAUSADOS PELO AQUECIMENTO GLOBAL

YZG | Cidadão do mundo

30

AGO

O aquecimento global é um processo em que a temperatura média dos oceanos e da camada de ar mais próxima à superfície da Terra aumenta. Isso pode acontecer como consequência de fenômenos naturais e de ações humanas, como o uso de combustíveis fósseis, atividades industriais, desmatamento e queimadas, responsáveis por emitir um nível alto de gás carbônico. Esse composto provoca o aumento do efeito estufa, um fenômeno natural de aquecimento térmico do planeta que mantém a temperatura ideal para os seres vivos sobreviverem.

Efeitos graves para a Terra podem aparecer por conta do aquecimento global, como o derretimento acelerado das calotas polares, o desaparecimento de regiões litorâneas e ilhas, o aumento de tempestades e ondas de calor extremas. Um problema que merece muita atenção é a extinção de espécies de animais e plantas. Reunimos neste post os seis problemas causados pelo aumento da temperatura na Terra. 

Derretimento das geleiras 

O degelo, ou derretimento das geleiras, já é um efeito notado pelo aumento no nível das águas dos oceanos. Algumas pesquisas apontam que a Antártida perdeu mais de 3 mil quilômetros quadrados de extensão e o degelo na Groenlândia pode aumentar o nível dos oceanos em até 7 metros, podendo alagar diversas cidades litorâneas. 

Essa situação prejudica a vida dos animais dessas regiões, principalmente no Ártico, acarretando problemas ambientais de ordem ecológica. Não só os oceanos sofrem consequências com o derretimento do gelo. Os topos de algumas montanhas que eram cobertas por gelo também sofrem com o aquecimento, e o ciclo de vida da fauna nesses locais é alterado. 

Desertificação

O aumento da temperatura pode mudar o cenário de florestas para desertos. No Brasil, a Floresta Amazônica pode ser muito afetada e transformada em savana. Além disso, espécies de plantas e animais

podem ser extintas, e a água pode ficar escassa em várias partes do mundo devido à ocorrência de secas por longos períodos. 

Essa situação interfere na variedade de recursos naturais para os seres vivos e na manutenção da cadeia alimentar. A desertificação também é um resultado de anomalias climáticas, como o El Niño, que tem como uma das consequências, graves secas em muitas regiões.

Migrações em massa de pessoas

Por conta do alagamento de cidades e do forte calor em algumas regiões do planeta, será mais recorrente observar a migração de milhões de pessoas para locais que ainda possuem melhores condições de vida. Problemas sociais sérios podem ser provocados devido à migração em massa de pessoas, como a falta de recursos para a sobrevivência. 

Problemas na agricultura

A agricultura também é uma área prejudicada pelo aquecimento global. A produção de alimentos vai diminuir e afetará a alimentação, principalmente nas regiões mais pobres do planeta. Ou seja, milhões de pessoas poderão morrer de fome.

Epidemias

A quantidade de mosquitos que transmitem doenças, como dengue e malária, podem se elevar devido ao aumento da temperatura, principalmente em regiões tropicais e equatoriais. Além disso, os mosquitos podem migrar para regiões que antes eram frias, espalhando ainda mais as doenças pelo mundo. 

Desastres ambientais

A quantidade e a força de fenômenos naturais, como furacões e tornados, podem aumentar em várias regiões, assim como a abundância de chuvas e tempestades. Por isso, os ecossistemas serão afetados devido às inundações, por exemplo, e a biodiversidade será reduzida. 

Nas últimas décadas, a emissão descontrolada desses gases poluentes vem provocando o aumento da temperatura. Os problemas que citamos neste post serão agravados daqui a alguns anos, mas eles já estão ocorrendo com frequência ao redor do mundo. Dessa forma, é cada vez mais importante começarmos a ter atitudes para evitar que essas mudanças climáticas realmente aconteçam e o meio ambiente apresente problemas que não poderemos reverter, tendo consequências muito ruins para a vida de todos os seres vivos da Terra. 

Quer saber como ter uma vida mais sustentável e ajudar o planeta? Confira outros posts sobre o tema no nosso blog:

Inovações que podem deixar o futuro ainda mais sustentável

5 coisas que mostram por que a sustentabilidade é importante

Venha para o Yázigi!

Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning