5 COISAS QUE VOCÊ PODE FAZER PARA EVITAR O USO DE PLÁSTICO

YZG | Cidadão do mundo

30

JUL

Segundo a ONU Meio Ambiente, são produzidos cerca de 300 milhões de toneladas de lixo plástico anualmente ao redor do mundo. Desse total, acredita-se que apenas 14% dos materiais plásticos são recolhidos para a reciclagem, e apenas 9% desse total é realmente reciclado. Hoje, estima-se que a produção de plástico chegará a 33 bilhões de toneladas em 2050. Um dado assustador, não é mesmo? Mas se você está preocupado com esses índices e deseja reduzir o seu consumo desse material no seu dia a dia, nós organizamos algumas dicas simples e que podem te ajudar muito nessa. :) Se liga!

Aposte em sacolas retornáveis

Você sabia que os saquinhos plásticos estão entre os maiores vilões do meio ambiente? As sacolinhas têm um alto custo ambiental para serem produzidas. Elas são feitas à base de petróleo ou gás natural e recursos naturais não renováveis, são usadas aos montes e, muitas vezes, descartadas sem o cuidado correto - e poucas são recicladas. 

Por isso, evite usá-las para levar as compras do mercado para casa. Tenha sempre uma sacola retornável de tecido com você, ou opte por levar os alimentos em caixas de papelão do próprio mercado, também reutilizando-as. Caso você não possa recusá-las, utilize ao máximo a capacidade de cada sacolinha, e ao chegar em casa, lembre-se: use-a para acomodar lixo orgânico, ou descarte-a de maneira apropriada em pontos de reciclagem. 

Use uma garrafa ou caneca personalizada no seu dia a dia

A ONU Meio Ambiente afirma que em um minuto é produzido um milhão de garrafas plásticas no mundo - um dado chocante, não é mesmo? Assim como as sacolinhas, muitas não são recicladas após o uso, o que traz uma grande perda para o planeta. Dessa maneira, ter uma garrafa de água reutilizável sempre com você evita o uso excessivo de plástico - e também ajuda a economizar um pouco. 

O mesmo vale para os copinhos de plástico ou de isopor. Se você tem o hábito de consumir café ou outras bebidas fora de casa, deixe sempre um copo reutilizável ou uma caneca na sua mochila ou no trabalho. Assim, você evita o desperdício de copinhos e ainda fica super estiloso; afinal, hoje é possível encontrar copos, canecas e garrafinhas de diferentes materiais e com diferentes desenhos divertidos e charmosos. :)

Tenha um canudo reutilizável na mochila

Você conhece a nossa iniciativa ”Desencanude-se”? Em parceria com a Global Goals, nós incentivamos as pessoas a refletir sobre os impactos que os canudos de plástico têm na natureza. De acordo com o The Last Plastic Straw, projeto organizado pela Plastic Pollution Coalition, só nos Estados Unidos são descartados 500 milhões de canudos todos os dias! Além da demora para se decompor no meio ambiente, os canudos também comprometem a saúde de muitas espécies de animais ao redor do mundo. 

Por esse motivo, da próxima vez que você pedir uma bebida deliciosa, recuse o canudo! Além disso, crie o hábito de levar um canudo reutilizável sempre na mochila. Você pode encontrar canudos de diversos materiais, como silicone, bambu, alumínio e até mesmo vidro. 

Evite alimentos com embalagem excessiva 

Se você for ao supermercado, irá perceber que muitas embalagens são, na verdade, supérfluas. Dessa maneira, opte sempre por levar saquinhos de tecido ou reutilizáveis para separar as frutas e os legumes durante as compras, caso seja necessário. Também evite escolher itens que são embalados em plástico, mas que não necessitam dessa proteção. 

Também é possível encontrar lojas e empórios que vendem os mais diversos alimentos a granel. Dessa maneira, você pode não só economizar um pouquinho, como levar os seus próprios potinhos de vidro para colocar os alimentos e acomodá-los de maneira adequada até consumi-los. 

Recicle o plástico da maneira correta

De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBOPE em junho de 2018, a pedido da Cervejaria Ambev, 75% dos brasileiros não têm o hábito de separar os materiais recicláveis do lixo doméstico comum. Como resultado, muitos itens que poderiam ser reaproveitados e reutilizados quando levados às cooperativas de reciclagem têm como destino final os grandes lixões do país. 

Portanto, esteja sempre atento! Separe um recipiente onde você e sua família possam reunir os produtos que serão reciclados. Apesar de nem todos os tipos de materiais plásticos poderem ser reciclados, grande parte deles é, como sacolinhas, garrafas PET, embalagens de alimentos e até vasinhos de plantas. Se a coleta seletiva não passa na sua região, combine com sua família um dia da semana para que todos levem os materiais separados até o ponto de coleta mais próximo. 

E aí, curtiu as dicas? :) É sempre importante ter em mente que atitudes diárias simples, como pedir aquele sorvete delicioso na casquinha e não em um copinho de plástico, por exemplo, podem ajudar você a construir um futuro cada vez mais saudável, consciente e responsável! 

Faça a sua parte como cidadão do mundo! Conheça a nossa campanha Act to Impact e confira outros posts que podem ajudar você a cuidar do meio ambiente:

Consumo sustentável: 7 coisas que você pode fazer agora

Quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)?

5 parques nacionais para visitar no Brasil e celebrar a natureza

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning