COSTA RICA É PURA VIDA

Por: Yázigi
YZG | Lugares

16

nov

A Costa Rica é um país que todo amante da natureza ou praticante do ecoturismo um dia deve conhecer. Embora tenha um território de apenas 51 mil quilômetros quadrados — do tamanho do estado do Rio Grande do Norte — o país guarda 5% da biodiversidade do planeta, tem 26% de sua área em zonas preservadas por leis ambientais e oferece aos visitantes parques, vulcões e praias com paisagens variadas e belezas paradisíacas. Resumindo, 47% do país é coberto de bosques, selvas e praias. São 35 parques nacionais e oito reservas biológicas. É um país verde por natureza ou como dizem os costa-riquenhos, é “Pura Vida”.
 
 

É onde você pode começar o dia tomando café da manhã em uma praia do Caribe, no Oceano Atlântico, almoçar próximo a um vulcão, no centro do país, e encerrar o dia assistindo ao magnífico pôr do sol em uma praia do Pacífico, saboreando um drinque tropical. Apenas 120 quilômetros separam as duas costas do país, que somam juntas 1.228 quilômetros de praias, costões rochosos e manguezais, separadas por uma coluna de montanhas.

 

Além das praias, que atraem famosos do mundo inteiro, outro grande atrativo turístico do país é a quantidade de vulcões: São 112 inativos e outros como o Irazú, Poás, Arenal, Chato, Turrialba e Rincón de La Vieja, que dão uma sacudida nos costa-riquenhos e visitantes de vez em quando. Essa quantidade de massa fervilhante no subsolo produz no mínimo quatro mil tremores de terra por ano, sendo que apenas algumas centenas são percebidos pela população. Já os vulcões vivem pregando susto na população e nos turistas. No começo de março, o Turrialba, situado a 70 quilômetros da Capital São José, entrou em erupção e lançou uma coluna de fumaça de 500 metros de altitude que espalhou cinzas e obrigou ao fechamento do principal aeroporto do país por dois dias.

 

É assim, a cada um ou dois anos um destes vulcões resolve acordar, tossir e limpar a garganta cuspindo água, terra e pedras. A lava, a mais temida de todas, faz tempo que não aparece. Por essas e outras que todas os projetos de construção, desde simples casas, devem ter uma sólida base de concreto, caso contrário, não são permitidas. O Turrialba, que tem 3.340 metros de altitude deu o primeiro sinal de vida em 1990, depois de ficar 130 anos adormecido. Além dos vulcões, esta estreita faixa de terra da América Central, com divisa ao Sul com o Panamá e ao Norte com a Nicarágua, oferece outras curiosidades, como não ter forças armadas desde 1948 e ser um povo simpático e atencioso com os turistas. 

 

Bem, não é para menos, o turismo é um dos principais setores econômicos e de maior crescimento. Desde 1995 representa a primeira fonte de moeda estrangeira da economia, superando as receitas vindas com banana, abacaxi e café juntos, historicamente, os produtos tradicionais de exportação costa-riquenha. 

O crescimento acelerado do turismo começou em 1987, com o número de visitantes indo de 329 mil em 1988, para 1 milhão em 1999, até atingir 2 milhões de turistas estrangeiros em 2008. Em 2014, o número de estrangeiros alcançou o recorde de 2,5 milhões, gerando uma receita de US$ 2.636 bilhões. Graças à sua natureza, o ecoturismo é o principal carro-chefe. Isso tudo faz com que o costa-riquenho tenha um forte senso de preservação ambiental.  A Costa Rica ocupou o quinto lugar em nível mundial na classificação do Índice de Desempenho Ambiental de 2012 e o primeiro lugar entre os países do continente americano. Na classificação do Índice de Competitividade em Viagens e Turismo de 2011 o país ficou no 44º lugar em nível mundial e em segundo na América Latina, superado apenas pelo México. Atualmente, seu Índice de Desenvolvimento Humano é o sétimo melhor da América Latina e o segundo da América Central. Em 2010, o PNUD destacou que a Costa Rica está entre os poucos países que têm alcançado um maior desenvolvimento humano comparado aos do mesmo nível de receita per capita.

Quem já foi para a Costa Rica? Mande sua experiência e seja um cidadão do mundo

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. Andrade Neves, 2538 - Campinas / SP | +55 19 3743 2000
Pearson - Always Learning