10 CURIOSIDADES DA ESPANHA

Por: Yázigi
YZG | Lugares

27

abr

Segundo maior país da Europa Ocidental, a Espanha tem riquezas culturais de encher os olhos e de dar água na boca. É terra de grandes artistas como Picasso, Gaudi, Salvador Dalí e Joan Miró. É berço da arquitetura e da arte que influenciam até hoje jovens arquitetos e designers estrangeiros que vão para lá se especializar.

A culinária espanhola também não deixa a desejar. Famosa por seu aroma e sabor marcantes, tem como um dos pratos principais a paella, conhecida no mundo todo.

Você pode até já saber algumas das informações ditas acima, mas agora vamos contar outras curiosidades sobre a Espanha para quem pensa em estudar, morar ou apenas passar as férias país dos toureiros.

O QUE É QUE A ESPANHA TEM?

1) A Espanha tem 4 línguas cooficiais

O espanhol é a língua-mãe do país, mas a euskara, o catalão, o valenciano e o galego são línguas cooficiais, ou seja, idiomas falados na Espanha, mas em regiões diferentes. A população desses lugares não abre mão dessas línguas específicas para manter a cultura. Há estudos que dizem que o idioma euskara é mais antigo que o latim, que deu origem ao espanhol.

2) Água doce ou água salgada

Em Ibiza, a água da torneira é salgada. Se quiser beber água filtrada é preciso comprar garrafinhas nos mercados.

3) Sujo pra dar boa impressão

Não se assuste caso você entre em um restaurante cheio de guardanapos espalhados pelo chão. Para os espanhóis isso não é falta de higiene, e sim motivo de orgulho para mostrar aos clientes que a casa tem boa comida e que está sempre cheia.

4) Batalha dos tomates

Esse evento é conhecido no mundo todo e não poderia faltar no ranking das curiosidades. Toda última quarta-feira do mês de agosto, a cidade de Buñol recebe milhares de pessoas para o evento La Tomatina. São cerca de 150 toneladas de tomates que o povo atira uns nos outros. Pura diversão que é transmitida pela TV! Quando a festa termina, a curtição continua, já que a população limpa as ruas com mangueiras.

5) Siesta obrigatória

Na Europa, o horário de trabalho é das 9h às 17h, mas os espanhóis possuem um ritmo diferente. Eles começam a trabalhar a partir das 10h,  param para o almoço às 14h e só voltam às 17h, encerrando a jornada de trabalho às 21h. Esse intervalo de três horas é sagrada para eles tirarem a famosa siesta. E ninguém abre mão disso. Não estranhe, nesse período todo o comércio estará de portas fechadas.

6) Fim das touradas

Uma das atividades culturais mais antigas do país chegou ao fim em 2010 graças ao apoio da população mundial contra o sofrimento dos touros. Se assistir a uma tourada era um dos programas que você tinha colocado no seu roteiro, pode riscar da lista.

7) Pedale para conhecer

Um dos melhores jeitos de conhecer as cidades da Espanha, como Madrid ou Barcelona, é andando de bike. Além de prazeroso, é barato e você passa por lugares que não conhecerá se for de carro ou metrô.

8) Praia para praticar esportes    

Se você é daqueles que gosta de praia e esportes, a praia de Talamanca, em Ibiza, é a mais recomendada para a prática.

9) Comida boa e com acompanhamento especial

A cozinha espanhola é farta, e peixes e frutos do mar são tradicionais. Mas o que não pode faltar nas refeições principais dos espanhóis é um simples e especial acompanhamento: o pão.

10) Alugue seu apê

Diferente do Brasil, que você aluga um apartamento e compra todos os móveis para mobiliar, na Espanha é bem mais fácil. Os apartamentos alugados são mobiliados e alguns já vêm até com roupa de cama.

Você conheceu um pouco mais sobre os costumes e cultura da Espanha. Bem diferentes do Brasil, não é mesmo? Se apaixonou pelo país ibérico e está curioso para aprender mais sobre a língua? Seja um Cidadão do Mundo e venha para o Yázigi!

Tweetar
Compartilhar
+1
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. Andrade Neves, 2538 - Campinas / SP | +55 19 3743 2000
Pearson - Always Learning